Por Francisco Oliveira Freitas, Podologista

Problemas nos pés podem aumentar durante a gravidez

Durante o período de gestação, o aumento do peso corporal pode alterar a forma como as mulheres caminham, e desta forma causar determinados problemas nos pés. Apesar de ser normal que, por volta dos 6 meses de gestação, os pés e os tornozelos fiquem inchados, aumentando cerca de 1 a 2 tamanhos, esta situação tem tendência a agravar no final da gravidez, e até poderá levar ao aparecimento de dores e desconforto no momento de realizar determinadas tarefas do dia-a-dia.

Grande parte das mulheres grávidas apresentam sintomas de cãibras e aparecimento de varizes, bem como a alteração da sua postura, o aumento de pressão sobre os joelhos e pés, e a ocorrência de retenção de líquidos. Dois dos problemas mais comuns nos pés durante a gravidez são a pronação excessiva (abatimento do arco) e o edema, os quais podem conduzir a uma dor na planta dos pés e do calcanhar.

Existem, no entanto, medidas que podem ser tomadas para evitar ou minimizar estes problemas, de maneira a que o período de gestação seja o mais confortável e indolor possível. Assim, poderá adotar pequenos hábitos que farão a diferença ao final do dia, tais como:

Caminhar com calçado que envolva toda a planta do pé, para melhorar o apoio e, se possível, para evitar entorses;

Cortar as unhas de forma reta e evitar retirar as cutículas, uma vez que estas podem impedir o aparecimento de fungos ou outras infeções;

Fazer massagens circulares nos pés e pernas e aplicar cremes específicos para diminuir o inchaço e o desconforto;

Elevar as pernas durante o dia para aliviá-las do cansaço e inchaço;

Utilizar meias de descanso, para facilitar a circulação sanguínea;

Apoiar os pés num banquinho, enquanto estiver sentada;

Aplicar diariamente um creme hidratante que melhore a elasticidade da pele e previna a secura e endurecimento, que podem levar ao desenvolvimento de calos e calosidades;

Praticar desporto de forma moderada, como natação ou caminhadas, de maneira a melhorar a circulação e o fortalecimento muscular.

 

Por: Miligrama