O prazo para o pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) termina esta segunda-feira (30 de abril). O que é que é que acontece se deixares passar o prazo? Vais pagar juros de mora.

Todos os anos o Estado define o valor dos juros de mora. Trata-se de um valor que, segundo o Contas-Poupança, é determinado com base num conjunto de contas relacionadas com a Euribor.

“Em cumprimento do disposto no artigo 3.º do Decreto -Lei n.º 73/99, de 16 de março, fixa-se a taxa dos juros de mora aplicáveis às dívidas ao Estado e outras entidades públicas em 4,857%”, lê-se no Aviso n.º 235/2018, de 20 de dezembro de 2017, da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP, E.P.E., publicado no Diário da República de quatro de janeiro de 2018.

Esta é primeira má notícia. Mas ainda há uma segunda. Se o pagamento do IMI estiver dividido em duas ou três prestações, e caso deixes passar o prazo, terás de pagar os juros de mora sobre o valor total e não apenas sobre o valor da prestação em atraso. . Na dúvida, o melhor mesmo será liquidar o imposto até ao final do dia.

 

Por: Idealista