Em março, o valor médio de avaliação bancária, realizada no âmbito de pedidos de crédito à habitação, subiu para 1.167 euros por metro quadrado (m2).

Trata-se de um aumento de sete euros por m2 (0,6%) face a fevereiro e de 60 euros por m2 (5,4%) em termos homólogos. Desde 2011, pelo menos, que o valor não é tão elevado.

“Quando comparado com o mês anterior, o valor médio de avaliação dos apartamentos aumentou cinco euros em março, para 1.218 euros por m2. Nas moradias verificou-se uma subida de oito euros, para 1.077 euros por m2. A nível regional, as maiores subidas para o conjunto da habitação registaram-se na Região Autónoma dos Açores (2,5%) e no Norte (1,0%). Verificaram-se descidas no Alentejo (-0,8%), na Região Autónoma da Madeira (-0,2%) e na Área Metropolitana de Lisboa (-0,1%)”, refere o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Já em termos homólogos, as avaliações bancárias de apartamentos e de moradias aumentaram 5,5% e 5%, respetivamente, sendo que a maior taxa de variação homóloga para o conjunto das avaliações verificou-se no Norte (7,8%) e a menor no Alentejo (2,5%).

 

Por: Idealista