No dia 12 de maio decorre, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, entre as 10h30 e as 18h30, a formação «O Livro – cabeça, tronco e membros», numa organização da Associação Semente de Alfarroba, a qual conta com o apoio da Câmara Municipal de Tavira.

As formadoras, Antonella Gilardi, Leonor Pêgo e Vera Baptista, abordam o livro, relacionando-o com os processos criativos, as expressões artísticas e o aspeto lúdico. O livro é o ponto de partida para três sessões de descoberta, onde de uma forma interdisciplinar, abre-se o leque de possibilidades no desenvolvimento de projetos com crianças e jovens.

 

Programa:

10h30 - 12h30: Uma ideia na cabeça com Leonor Pêgo
 

“Processos criativos e estratégias no projeto de construção de um livro de autor coletivo.

Uma ideia pode ser um livro? Um livro só pode ter uma ideia? Quantas ideias cabem num livro? Há ideias boas e ideias más? As ideias são ditas por palavras? As palavras são ditas por ideias? Que palavras usar?

Como as organizar? E a ideia de as ilustrar? Numa breve sessão que pretende partilhar estratégias para levar as ideias à fabricação de livros por pequenos autores de grandes obras com cabeça, tronco e membros.

A experimentação artística, numa perspetiva de trabalho de projeto, onde o coletivo reúne-se entre páginas divertidas, curiosas, jogadoras, desafiantes, em que a palavra é ponto assente sem ponto final.”.

14h00- 16h00: Borboletas na barriga com Antonella Gilardi

“Processos criativos e sinergias artísticas, a partir dos livros e lá voltando.

Num corpo tudo está interligado e cada parte é vital. A música, a narração, o movimento e a arte são parte de um mesmo sentir.

Nesta oficina é realizada uma breve experiência multidisciplinar, ou interdisciplinar, com o objetivo de fornecer ferramentas para desenvolver simples percursos criativos com as crianças. Partindo dos livros, através de processos individuais e de grupo, voltamos para eles, mas de uma forma totalmente pessoal e criativa.”.

16h30 - 18h30: Conto em movimento com Vera Baptista

“O movimento de parar… e escutar o livro em movimento.

A narrativa, verbal ou visual, que até aqui vivia no livro, movimenta-se e passa a fronteira. Viaja para dentro de nós procurando, dentro da nossa cabeça, espaços por habitar. Respira e ganha nova energia, fluindo pelo nosso tronco, pelos nossos membros, contando histórias aos nossos músculos, permitindo-lhes que a recontem de novo.

Passamos do corpo do livro para o nosso corpo. Neste nosso encontro vamo-nos movimentar. Vamos dançar. Vamos explorar e reinterpretar histórias através do movimento, explorando os conteúdos do livro e sua narrativa através da nossa fisicalidade.”.

20h30: Jantar | Convívio | Histórias à fogueira com Antonella Gilardi, Leonor Pêgo e Vera Baptista
Malhão - Tavira

Esta formação destina-se, essencialmente, a professores, educadores e bibliotecários, embora possam inscrever-se todos os que manifestem interesse na matéria.

 

Por: CM Tavira