O presidente do Município de Olhão, António Miguel Pina, presidiu hoje à inauguração do Ecofest 18, que decorre até domingo na Quinta de Marim, em Olhão, sede do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF). Música, ambiente e atividades destinadas às famílias estarão em destaque nesta primeira edição do festival.

Num dia soalheiro, a convidar para um passeio junto à Ria Formosa, o Auditório do Parque Natural acolheu a sessão de abertura do Ecofest, que contou com as presenças do autarca olhanense António Miguel Pina, da diretora do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) do Algarve Valentina Calixto, do vice-presidente do Turismo do Algarve João Fernandes e do presidente da Associação Recreativa e Cultural do Algarve (ARCA) Fernando Guerreiro, entidade organizadora da iniciativa, que conta com o apoio da autarquia olhanense. Nos discursos inaugurais, a tónica centrou-se no espaço privilegiado que é o PNRF para a realização de eventos como este.

“É a simbiose perfeita entre ambiente e fruição cultural. E é um conceito que encaixa na nossa perspetiva de desenvolvimento, num local que representa muito para o concelho”, referiu o edil, ressalvando, no entanto, a necessidade de melhorias: “Este espaço precisa de investimento e só será preservado se tiver valor e gerar valor para ser mantido”.

A precisar de obras, que se pretende tenham a maior brevidade possível, o PNRF acolhe por estes dias vários concertos, performances de dança, poesia, leitura de contos, feira de artesanato e produtos locais, ações de limpeza, observação e devolução de animais à natureza, assim como diversas atividades para fazer em família, entre muitas outras iniciativas.

Numa altura em que o PNRF celebra 40 anos, o Ecofest acolhe o Dia Aberto do PNRF, no sábado, 5 de maio, que inclui mostra de produtos locais, exposições, visitas guiadas, birdwatching, passeios de barco, atividades ciência viva, desporto de natureza e jogos com corda.

 

Por: CM Olhão