Na passada quinta-feira a Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Portimão reuniu no Centro Municipal de Proteção Civil e Operações de Socorro e aprovou o Plano Operacional de prevenção e combate aos Incêndios Rurais para 2018.

Para além da constituição de uma Equipa de Reconhecimento e Avaliação da Situação Municipal e de uma Equipa de Apoio técnico-operacional ao Posto de Comando, à semelhança dos últimos 3 anos, a novidade para este ano é a constituição de uma Equipa de Combate nos Bombeiros de Portimão ao longo de todo o ano, assegurando está capacidade 24 horas por dia, 365 dias.

Refira-se que na área da sensibilização já tiveram lugar 36 ações de Sensibilização para vários públicos-alvo que convivem com o espaço rural.

No que concerne aos trabalhos de defesa e proteção, a câmara conta investir até ao final do mês de maio cerca de 600.000€ em faixas secundárias de gestão de combustível, designadamente de Proteção aos aglomerados populacionais, rede viária Florestal e pontos de água. Acrescem ainda a este valor assumido na íntegra pelo município, candidaturas realizadas pelo município para faixas da rede primária.

Foram notificados até ao momento 76 proprietários de terrenos confinantes com habitações isoladas para realizarem a respectiva limpeza das áreas previstas na legislação vigente.

A apresentação pública deste instrumento de planeamento e apoio à decisão acontecerá no dia 25 de maio, pelas 10:00 horas no âmbito do ALGARSAFE’18 - Feira Internacional de Proteção Civil e Socorro de Portimão, no Portimão Arena.

 

Por: CM Portimão