Um passeio-tertúlia aos campos próximos de S. Brás de Alportel terá lugar no Dia da Espiga, quinta-feira, 10 de maio, entre as 17 e as 19 horas, orientada pelo arquiteto José Brito, visando recordar a importância e significado desta manifestação pagã/religiosa a partir das paisagens agrárias do barrocal.

A iniciativa decorre no âmbito do ciclo “Passeios e Paisagens da Dieta Mediterrânica” uma iniciativa do Centro Europe Direct Algarve e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), com o apoio da Associação de Amigos do Museu de S. Brás, no contexto da programação do Ano Europeu do Património Cultural (AEPC’2018).

A participação é livre e gratuita mas sujeita a inscrição obrigatória no sítio da CCDR, até 7 de maio.

O ponto de partida e de regresso é o Museu Etnográfico de S. Brás de Alportel e o passeio inclui uma visita ao Centro Histórico e a apanha simbólica do ramo de espiga. No final os participantes estão convidados a uma merenda mediterrânica para condimentar o espírito da convivialidade.

Qual o significado do Dia da Espiga?

O Dia da Espiga comemora a “Ascensão de Cristo” através do simbolismo da exuberância da Primavera.

A “Espiga” tem claramente um valor simbólico associado ao ritual da fertilidade um misto de profano e religioso.

Uma tradição do mundo mediterrâneo que se perde no tempo, e que se desconhece as suas verdadeiras origens.

O passeio será conduzido em português e destinada ao público em geral mas haverá informação escrita em diversas línguas, em atenção às comunidades estrangeiras residentes.

Mais informações sobre este passeio através do Centro Europe Direct Algarve no número 289 895 200 ou nos Amigos do Museu de S. Brás de Alportel 966 329073.

 

Por: CCDR Algarve