Os alunos da Escola Básica Rio Arade, em Lagoa, venceram o desafio ambiental lançado pela Galp, no âmbito do seu projeto educativo Power UP, e receberam como prémio uma visita pedagógica à instalação industrial de Sines, que se realizará no dia 10 de maio, durante a manhã.

O Power UP é um dos três projetos educativos da Galp sobre eficiência energética e destina-se aos estudantes do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, com o objetivo de os incentivar a adotar comportamentos mais sustentáveis no consumo de energia.

 

A visita pedagógica à instalação industrial de Sines da Galp foi atribuída à Escola Básica Rio Arade, em Lagoa, por ter sido uma das três escolas vencedoras do Desafio de Carnaval, no qual as escolas foram estimuladas a aproveitar as épocas festivas para desenvolverem atividades criativas associadas à eficiência energética. Esta visita será dividida em dois momentos distintos. O primeiro consiste numa apresentação sobre a história e o funcionamento da unidade industrial de Sines e o seu aparelho produtivo, ao qual se seguirá uma visita guiada ao interior da instalação.

Quer o prémio, quer o Desafio de Carnaval, fazem parte da dinâmica do Power UP, um projeto educativo sobre eficiência energética que a Galp lançou no ano letivo de 2014/2015 em todas as escolas do 2º e 3º ciclo, com o objetivo de envolver os estudantes e todos os membros da comunidade escolar na criação de equipas multidisciplinares e na promoção da adoção de comportamentos mais sustentáveis, associados a um consumo mais eficiente de energia.

Os jogos online complementam os materiais pedagógicos do projeto, estando disponíveis para qualquer utilizador aprender, testar os seus conhecimentos e ganhar prémios. São seis jogos interativos com os quais os estudantes podem, por exemplo, saber mais sobre condução eficiente e perceber como funciona a extração do petróleo ou o seu processo de refinação. As primeiras 150 escolas a inscreverem-se receberam uma visita Power UP, que consistiu na deslocação de um colaborador da Galp para explicar o projeto e inspirar os alunos, apoiando-os na avaliação de necessidades energéticas da escola e no planeamento de atividades. As escolas aderentes constituíram equipas, tantas quantas desejaram, e ao longo do ano letivo devem delinear e pôr em prática ações para a promoção da eficiência no consumo de energia, na sua escola. Devem ainda dinamizar uma Aula de Energia aos colegas do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Como incentivo à participação, este ano a Galp lançou dois desafios temáticos às escolas, de modo a aproveitar as épocas de maior consumo para desenvolverem atividades promotoras da eficiência energética. As três escolas que apresentaram as ações mais criativas, em cada desafio, foram premiadas com uma visita pedagógica a uma instalação industrial da Galp.

Mas os prémios no âmbito do Power UP não se esgotam aqui… no final do ano letivo, as três escolas vencedoras do Power UP receberão como prémio principal uma visita a um Centro Ciência Viva, entre outros.

O compromisso da Galp com um futuro energético mais sustentável junto dos estudantes do ensino obrigatório não se limita ao Power UP. A empresa tem outros dois projetos educativos sobre eficiência energética - Missão UP e, este ano, pela primeira vez, o Switch UP - e continua empenhada na implementação de ambos nas escolas, em todo o país.

 

Por: M. Amaro