Realiza-se a 19 de maio, pelas 15h00, no Arquivo Municipal de Loulé, mais uma conferência integrada no Ciclo «O Documento que se segue».

A instrução e a educação no Algarve: Percursos escolares e profissionais das elites de Loulé (século XIX e XX)” é o tema que será apresentado por Fernando Gameiro

A conferência parte da apresentação das fontes disponíveis no Arquivo de Loulé para o estudo da rede de ensino primário perspetivando a sua exploração. Esta abordagem será inserida no quadro mais vasto da reconstituição dos percursos escolares e profissionais de um grupo alargado de estudantes algarvios, louletanos incluídos, que prosseguiram estudos secundários e superiores durante a segunda metade do século XIX e nas primeiras décadas do século XX. Para os estudantes que mais se destacaram nos seus percursos escolares profissionais e políticos serão reconstituídas as ligações interpessoais que estabeleceram nos espaços pedagógicos.

Fernando Luís Gameiro é investigador do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora. Doutorado em História Contemporânea, é autor de mais de noventa publicações científicas com destaque para os livros “Entre a Escola e a Lavoura”;” Com Engenho e Arte” e “Elites e Educação - O Liceu de Évora”. Coordena a Rede de Bibliotecas de Évora e a Rede de Arquivos Escolares de Évora.

 

Por: CML/GAP /RP