Realiza-se esta sexta-feira, dia 11 de maio de 2018, pelas 15:30 horas, no Laboratório Regional de Saúde Pública Dra. Laura Ayres, situado no Parque das Cidades, a cerimónia de entrega de três viaturas elétricas no âmbito da 1ª Fase do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública - ECO.Mob. destinadas às três Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) da região.

No mesmo dia será ainda entregue uma nova viatura à equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Rio Arade de Silves adquirida com o prémio atribuído ao projeto «Diabetes na Serra de Silves», pela Missão Sorriso como um dos projetos vencedores na edição de 2016.

A Administração Regional de Saúde do Algarve foi uma das entidades públicas beneficiárias da 1ª Fase do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública - ECO.Mob. que recebeu no passado mês de abril três veículos elétricos de tipologia "LP Inferior - Elétrico (AOV)". Com a candidatura a este programa que incentiva a aquisição de veículos elétricos na Administração Pública e insere-se no Programa para a Mobilidade Sustentável na Administração Pública 2015-2020 – ECO.mob., a ARS Algarve pretende contribuir para promover a descarbonização e a melhoria do desempenho ambiental e simultaneamente renovar o seu parque automóvel.

Estas três novas viaturas vão ficar afetas às três Equipas Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos dos ACeS, em Lagoa (ACeS Barlavento), São Brás de Alportel (ACeS Central) e Tavira (ACeS Sotavento), reforçando desta forma os cuidados de proximidade e melhora as condições de trabalho e de mobilidade dos profissionais de saúde, sendo que a ARS Algarve, em parceria com o Fundo Ambiental, irá proceder à disponibilização e instalação dos respetivos pontos de recarregamento rápido em cada um dos locais onde as viaturas vão ficar sedeadas.

Noutro âmbito, a equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Rio Arade de Silves rá receber também um novo veículo adquirido com o valor do prémio atribuído pela Missão Sorriso ao projeto «Diabetes na Serra de Silves», como um dos projetos vencedores da edição de 2016. Este projeto de intervenção comunitária que visa a melhoria da acessibilidade aos cuidados de saúde e a vigilância junto da população mais idosa através da realização de consultas efetuadas por uma equipa constituída por médica e enfermeiro no domicílio a utentes idosos e residentes na serra de Silves.

 

Por: ARS Algarve