«Uma Vida Inteira» é o título do mais recente livro do professor José da Conceição Casinha Nova, que será apresentado no próximo dia 19 de Maio, pelas 16:00 horas, no Instituto de Cultura de Portimão – Universidade Sénior, localizado na Casa das Artes de Portimão.

Nesta obra, publicada com a chancela da Arandis Editora, o autor descreve, de forma ficcionada, um conjunto de histórias e memórias, que se confundem com a história da povoação do Burgau, lugar do concelho de Vila do Bispo, terra natal do autor. Através das páginas desta obra, o leitor é convidado a viajar no tempo, conhecendo uma povoação pesqueira algarvia antes do advento do turismo, não só pela palavra, mas também pelas imagens que ilustram a história.

José da Conceição Casinha Nova nasceu no Burgau em 1934. Licenciado em Filologia Românica, foi professor nos Liceus de Faro e de Portimão, onde leccionou até à aposentação. Cumpriu o serviço militar obrigatória em Timor, onde se manteve por mais dois anos, vivendo um conjunto de experiências que perpetuou no seu primeiro livro: «Memórias de Timor». Em 1966 foi com a família para São Tomé e Príncipe, onde permaneceram durante dois anos, estando em fase de elaboração uma nova obra sobre essa experiência de vida. Atualmente é professor na Universidade Sénior de Portimão.

 

Por: Nuno Campos Inácio