A Câmara Municipal de Silves (CMS) assinala no próximo dia 18 de maio, o «Dia Internacional dos Museus» - este ano subordinado à temática «Museus Hiperconectados: enfoques novos, públicos novos» - com um programa de atividades a dinamizar no Museu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS) e no Museu do Traje e das Tradições (MTT) em SB Messines, e que se estenderá até dia 19.

Assim, ao longo do dia 18 de maio quem visitar o MMAS, poderá usufruir de entrada gratuita.

A programação tem início com “Vestidos de História – Experiência fotográfica”, uma atividade que disponibiliza de fatos históricos ou simples adornos (tiaras, coroas, capacetes ou túnicas de soldado romano, turbantes, etc.) para os visitantes envergarem e se fotografarem. Esta atividade, que contribui para a diversificação e enriquecimento da experiência vivida durante a visita ao Museu, é dirigida ao público em geral e decorre das 10h00 às 18h00.

Com o mesmo horário, “Disfarçados de Museu – Experiência fotográfica” disponibiliza um painel com o formato de alguns dos objetos arqueológicos existentes no Museu para os visitantes possam fazer parte desse objeto e, caso o desejem, tirar uma fotografia.

Das 10h00 às 12h00, decorrerá a atividade para o público Infanto-Juvenil “Do Puzzle ao Objeto”, com o objetivo de dar a conhecer a área da conservação e restauro, a sua prática e importância na salvaguarda do património material. Partindo de peças cerâmicas recentes e fragmentadas, os participantes são convidados a realizar os respetivos puzzles reconstrutivos, procedendo posteriormente à colagem dos mesmos e simulação de pequenos restauros.

Ainda para público Infanto-Juvenil, decorrerá das 14h00 às 16h00 a atividade “Bingo no Museu”. Inspirado no tradicional jogo do Bingo, serão disponibilizados cartões, não com números mas com conjuntos de objetos do Museu que se preencherão com os objetos que a sorte ditar. Ganha quem primeiro completar os cartões, não só o jogo como uma surpresa que está reservada ao vencedor.

Pelas 17h00 decorrerá a “Inauguração de legendagem bilingue – Exposição Permanente”. A partir deste dia o MMAS passará a contar com legendagem uniformizada nas línguas portuguesa e inglesa. Seguir-se-á, pelas 17h30, a “inauguração de sistema multimédia de visita virtual ao Poço-Cisterna”, que permitirá aos visitantes que não tiverem possibilidade de descer ao Poço-Cisterna, por opção ou limitações de qualquer ordem, descer os cerca de sessenta degraus através de uma visita virtual, acompanhada em dois idiomas.

Por último, a Sala de Exposições Temporárias do MMAS acolherá a Exposição “Villa romana da Corte: Dinâmica de ocupação e quotidiano de uma população rural”. A inauguração decorrerá pelas 18h00, e consiste numa exposição temporária que pretende mostrar os resultados das diversas campanhas de escavações arqueológicas realizadas por equipa alemã da Universidade de Jena, na villa romana da Corte (SB de Messines).

Nesse mesmo dia, o MTT acolherá entre as 10h00 e as 12h00, “A escola no Tempo dos Nossos Avós”, uma atividade que no tempo dos nossos avós a escola era muito diferente da de hoje em dia. Durante o Estado Novo, o quadro de ardósia, a fotografia de Salazar, o crucifixo, as carteiras de madeira e o Hino Nacional, cantado pelos alunos todas as manhãs, caracterizavam todas as escolas primárias do nosso país. Nesta atividade os participantes irão vivenciar a escola do tempo dos nossos avós e descobrir as principais diferenças no ensino, nos materiais utilizados e na relação entre alunos e professor. A memória coletiva dos seniores será o ponto de partida para a partilha de histórias que fizeram a história de objetos e vivências do nosso quotidiano.

“Falando de Profissões” é uma atividade para o público Infanto-Juvenil e Sénior e que decorrerá das 14h00 às 16h00. Aqui irá procurar-se responder à pergunta “O que gostarias de ser quando fores grande?” e falar de como, noutros tempos, era encarada e desenvolvida a profissão, por vezes durante uma vida inteira. Aqui também haverá lugar para se falar de profissões que as tecnologias e o desenvolvimento extinguiram e, nalguns casos, como ainda hoje fariam falta.

O programa persegue no dia 19 de maio, com a “Noite dos Museus” e a dinamização da atividade “No Museu com Pipocas”. No MMAS pelas 21h30, será exibido o filme “ “Missão Cleópatra”, filme da saga Asterix e Obelix e no MTT, à mesma hora, o filme “Cinema Paraíso”, exibição do filme de 1988, passado numa aldeia rural em Itália, que nos remete para ambientes rurais em que as relações de vizinhança e as tradições se enaltecem. Haverá, em ambos os casos, pipocas à descrição.

 

Por: CM Silves