Em 2018, nove praias do concelho de Odemira voltam a hastear a Bandeira Azul, o símbolo de qualidade e excelência, atribuído pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa.

As praias do Malhão, Franquia e Farol (em Vila Nova de Milfontes), Furnas e Almograve (na freguesia de Longueira/Almograve), Zambujeira do Mar, Alteirinhos e Carvalhal (freguesia de S. Teotónio) e a praia fluvial de Santa Clara-a-Velha irão hastear de novo a Bandeira Azul.

A ABAE aprovou as nove candidaturas apresentadas pela autarquia, o que comprova a qualidade das praias odemirenses. Note-se que as praias atlânticas do concelho estão inseridas no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. O símbolo Bandeira Azul vem juntar-se ao título de “Praias Maravilhas de Portugal”, conquistado em 2012 pelas praias das Furnas e Zambujeira do Mar. É neste sentido que o Município continua a apostar na qualificação das suas áreas balneares e que Odemira afirma que tem “As melhores praias de Portugal”.

O galardão "Bandeira Azul da Europa" atribuído anualmente às praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental.

Em 2018 a Bandeira Azul será hasteada em 55% das praias portuguesas. Portugal é o sexto país da Europa com mais bandeiras.

 

Por: CM Odemira