O Município de Tavira assumiu a coordenação nacional do movimento internacional Cittaslow, após uma reunião do Comité Presidencial da Associação que teve lugar, em Lisboa.

Marcaram presença no encontro o Presidente da Associação, Stefano Pisani (Pollica – Itália); os Vice-Presidentes, Arnoud Rodenburg (Midden-Delfland - Holanda), Artur Wrochna (Olsztynek - Polónia), Joan Loureiro Vall (Begur- Espanha); o Secretario geral, Pier Giorgio Oliveti (Orvieto - Itália); o Comité Nacional, Jorge Manuel Nascimento Botelho (Tavira), Marlene Guerreiro (São Brás de Alportel) e o Comité espanhol, Albert Costa Marcé (Espanha).

O Cittaslow surgiu, em Itália, em 1999, através de Paolo Saturnini e tem como fundamento base a preservação da tradição, tranquilidade e qualidade gastronómica nas pequenas cidades.

Alimentação saudável, comer com tempo, de preferência num restaurante tradicional. Conversar e conviver com os amigos. Praticar exercício físico, andar a pé, admirar e proteger o ambiente. Respeitar a cultura e os costumes, ou seja, ter uma vida calma com base em princípios de qualidade, num mundo cada vez mais veloz e exigente. Este é o pressuposto fundamental desta filosofia de vida.

O movimento (cujo ícone é um caracol) visa manter as características que fazem das cidades lugares atrativos a quem busca a calma, bem como o acolhimento e a comida de elevada qualidade.

Este funciona, em cada país, através da criação de uma rede nacional atenta às características e especificidades de cada território. Em Portugal, integram a rede os Municípios de Tavira, Lagos, S. Brás, Silves, Viana do Castelo e Vizela.  

 

Por: CM Tavira