GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

A origem do apelido Camacho não é consensual. O lugar de Camajou no Alto Loire, França é uma hipótese viável de onde terá vindo um dos muitos cavaleiros Francos participar na Reconquista ao serviço dos Reis de Aragão (http://camachos.galeon.com/). Existem vários topónimos em Espanha e também no Algarve (Camacha, Albufeira e Umbria de Camacho, Tavira) que devem provir de indivíduos com esse apelido.

O mais antigo notificado, o cavaleiro Juan Camacho (fig. brasão), participou na conquista de Valência (1238) ao serviço de D. Jaime I de Aragão (1213-76). Foi gravemente ferido num confronto em Biar (Alicante) mas recuperou e voltou a combater em Monforte del Cid (Alicante) onde aprisionou vinte Muçulmanos.

O mais antigo de que há notícia, em Portugal, Dinis Camacho, veio da Andaluzia nos finais do século XV (Armorial Lusitano, 1987).

Dinis Camacho, filho do anterior, viveu na Vila da Sertã e esteve casado com Iria Fernandes (filha de Semião Fernandes e de Maria Anes). Foi tabelião e Cavaleiro Fidalgo de D. Manuel I (1495-1521) e de D. João III (1521-57).

Estêvão Fernandes Camacho encontra-se nas Actas de Vereação de Loulé entre 1522 e 1524, relacionado com coimas aplicadas a Gracia, sua escrava; outra ao seu criado Estêvão Fernandes; e ainda outra a seu filho Gonçalo. Desconhece-se se era filho de Dinis Camacho e de Iria Fernandes, como a cronologia, o patronímico e o matronímico sugerem.

Seria familiar dos anteriores Francisco Camacho Mascarenhas casado com Leonor Faleira em cerca de 1550.

Contemporâneo dos anteriores, Pedro Camacho da freguesia de S. Tiago de Tavira, casou com Joana Lopes e depois com Inês Fernandes, falecendo antes de 1589 .

Ainda de Loulé era Luís Camacho, casado com Beatriz Fernandes (filha de Tomé Fernandes e de Beatriz Álvares) em cerca de 1600.

João Fernandes Camacho (filho de Manuel Luís e de Domingas Fernandes) foi casado com Guiomar Gonçalves (filha de Manuel Fernandes e de Ana Gonçalves). Eram dos Besteiros, Ameixial, onde casaram em 1676...