A manhã desta terça-feira, 15 de maio, ficou marcada pela cerimónia da abertura oficial da época balnear em Albufeira, que pelo terceiro ano consecutivo volta a ser líder das Bandeiras Azuis da Europa (BAE), com a totalidade das suas praias a ostentar o galardão máximo da qualidade ambiental.

Para além das 25 praias com a BAE, Albufeira tem 16 zonas balneares galardoadas com a Bandeira Acessível e é agora o primeiro município a sul do País a hastear a bandeira “Color Add”, que permite às pessoas com daltonismo saber das condições do estado do mar e reconhecer os contentores de Recolha Seletiva de Resíduos existentes nas praias.

A Cerimónia de Abertura da Época Balnear, que em Albufeira decorre entre 15 de maio e 15 de outubro, juntou esta terça-feira, na Praia dos Pescadores, o presidente e os vereadores da Câmara Municipal de Albufeira, o presidente da Região de Turismo do Algarve e representantes de várias entidades com responsabilidades na orla marítima, nomeadamente concessionários, Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira (ANSA), Autoridade Marítima, GNR, Bombeiros, ARS (Centro de Saúde de Albufeira) e a empresa Ecoambiente.

O programa começou às 10h00 com a realização de atividades de educação ambiental e ações de sensibilização sobre saúde e segurança na praia, que contaram com a participação de alunos das escolas do 1º ciclo de Ferreiras, Vale Carro e Caliços e utentes da APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve.

Seguiu-se uma simulação de afogamento/salvamento, com recurso a meios da Autoridade Marítima, ANSA e Bombeiros Voluntários de Albufeira (BVA), com vista a dar a conhecer a convidados e banhistas o modo de atuação e os equipamentos utilizados neste tipo de ocorrências.

Durante a sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira agradeceu a todas as entidades que, juntamente com o Município, trabalham em sintonia para que Albufeira continue a manter os patamares de excelência e qualidade ambiental das suas zonas balneares. José Carlos Rolo sublinhou “voltámos a ser líderes a nível nacional com 25 praias galardoadas com a bandeira azul, que iremos hastear no próximo dia 4 de junho, das quais 16 são praias acessíveis, mais uma do que no ano passado, uma vez que este ano candidatámos também a Praia dos Alemães, onde está a ser finalizada a construção de uma rampa de acesso para pessoas com problemas de mobilidade”.

Todas as praias de Albufeira têm à disposição dos banhistas equipamentos que facilitam o acesso ao banho e a deslocação no areal a pessoas com mobilidade reduzida (cadeiras/andarilho e tiralô), e a partir desta terça-feira é o primeiro município do sul do País a adotar a sinalética para daltónicos, no âmbito do projeto “colorADD”,um sistema universal de cores, desenvolvido com base nas três cores primárias, representadas por símbolos gráficos, que permite reconhecer as cores das bandeiras e os contentores de recolha seletiva de resíduos instalados nas praias, bem como outro tipo de informação em que a cor é o fator de orientação.

O presidente justificou que “Albufeira é um destino inclusivo, daí a nossa aposta na mobilidade, dotando o concelho das condições necessárias para que todos possam usufruir da beleza das nossas praias em segurança”. José Carlos Rolo aproveitou para divulgar que no próximo ano todos os acessos às praias irão ser alvo de obras de requalificação (com estacionamento devidamente organizado e iluminação com painéis fotovoltaicos), o que irá contribuir para melhorar as acessibilidades e a qualidade ambiental das zonas balneares. O autarca finalizou a sua intervenção, elogiando os trabalhadores da Autarquia, que apesar da limitação de meios, se empenham diariamente para que as nossas praias continuem a ser um excelente cartão-de-visita, bem como a atuação dos concessionários e de todas as entidades que zelam pela gestão e segurança das praias.

O presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, deu os parabéns ao Município por mais uma vez ser o concelho do Pais com o maior número de bandeiras azuis, à semelhança do que acontece na região, frisando que “a época balnear no Algarve deveria ser todos os dias, sempre que as condições climatéricas o permitissem”.

Rogério Neto, o vereador responsável pelo pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Albufeira, reforçou a importância da implementação do sistema “ColorADD”, referindo que cerca de 10% da população masculina e 5% da população feminina no Mundo sofra de daltonismo. “Nesta primeira fase, para além da Praia dos Pescadores, a bandeira irá estar hasteada nas praias do Peneco, Inatel, Oura, Santa Eulália e Maria Luisa”, informou.

À entrada da praia dos Pescadores, estiveram em exposição diversos equipamentos utilizados pelas diferentes entidades nas operações de limpeza, socorro e segurança. Na linha da frente, os BVA apresentaram o seu veículo escola (com informação acessível aos mais pequeninos), uma ambulância, uma moto de emergência, um veículo de comando e uma moto de resgate aquático, utilizada posteriormente na simulação. A mostra incluiu, ainda, a apresentação de um veículo da Polícia Marítima e os equipamentos utilizado pela Autarquia na limpeza das praias: 2 Moto 4, 1 trator com pá, 1 trator com atrelado e 2 máquinas destinadas à limpeza do areal. Recorde-se que a limpeza das praias é realizada durante todo o ano pela Autarquia, à exceção das zonas concessionadas, sendo que todo o lixo é posteriormente recolhido pelos serviços municipais. A equipa da Câmara Municipal afeta à limpeza das praias é constituída por 13 funcionários, que só durante o mês de Agosto recolhe uma média diária de 5 toneladas de resíduos.

 

Por: CM Albufeira