Populações da Luz, de Odiáxere e da União de Freguesias de Bensafrim e Barão de S. João irão ter a possibilidade de ser atendidas pela viatura ESPAÇO CIDADÃO MÓVEL

É já na próxima terça-feira, dia 22 de maio, que a viatura ESPAÇO CIDADÃO MÓVEL (EC MÓVEL), percorrerá o concelho de Lagos, com paragem em vários locais, para disponibilizar aos cidadãos das populações mais isoladas o acesso aos serviços públicos.

Esta ação integra-se num projeto da Agência de Modernização Administrativa (AMA) lançado no ano passado, que adveio da urgência e premência em apoiar, reforçar e ajudar as populações vítimas dos incêndios, ocorridos em outubro de 2017, a que se deu continuidade este ano, agora com um objetivo mais lato, visando diversificar os meios de acesso aos serviços públicos, pelos cidadãos, tendo em consideração a sua particularidade, dificuldade e necessidades.

De acordo com a informação disponibilizada pela AMA, os objetivos do EC Móvel passam por disponibilizar todos os serviços constantes no catálogo de serviços dos Espaços Cidadão (EC) em atendimento presencial (mais de 140 serviços, de diferentes entidades públicas, bem como, campanhas/serviços específicos de áreas de governação). Para alcançar estes objetivos, foram providenciadas carrinhas equipadas com computadores e ligações móveis que irão percorrer, durante os meses de maio e junho, os distritos de Bragança, Évora, Beja  e Faro. No distrito de Faro a rota terá a duração de 4 semanas, contemplando os 16 municípios e 67 Juntas de Freguesia.

No Município de Lagos o EC Móvel fará o seguinte circuito:

22 maio | 10:00 - 11:00

Vila da Luz - Junto ao Mercado

22 maio | 11:30 - 12:30

Vila de Odiáxere - Largo da Liberdade (junto à Junta de Freguesia

22 maio | 14:00 – 15:00

Vila de Bensafrim - Largo do Mercado

E disponibilizará informação e atendimento relacionados com a validação de faturas no e-fatura e a entrega do IRS, a renovação da carta de condução, as prestações sociais da Segurança Social, marcação e cancelamento de consultas, alteração de morada no cartão de cidadão, entre muitos outros serviços das seguintes entidades: MINISTÉRIO DA SAÚDE; CAIXA GERAL DE APOSENTAÇÕES; INSTITUTO DA MOBILIDADE E DOS TRANSPORTES; INSTITUTO DO EMPREGO FORMAÇÃO PROFISSIONAL; AUTORIDADE TRIBUTÁRIA E ADUANEIRA; AGÊNCIA PARA A MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA; DIREÇÃO-GERAL DA ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA; e INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL.

A AMA refere que os interessados deverão marcar o seu atendimento através do 217 231 200 ou do Portal do Cidadão (em www.portaldocidadao.pt) e indicar o assunto que pretendem tratar, assim como a hora mais conveniente, levando consigo, no dia, o documento de identificação ou outros que sejam necessários conforme o assunto a tratar.

Recorde-se que o Município de Lagos, resultante de parceria com a AMA, tem a funcionar, com caráter permanente no Edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI, um Espaço do Cidadão, ponto de atendimento que reúne num único balcão os serviços de diferentes entidades da administração pública (central e local), assim como entidades privadas que prestam serviços de claro interesse público, permitindo servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, evitando gastos e perda de tempo em deslocações.

Mais vocacionado para empresários e empreendedores, está também disponível, no mesmo local, desde o passado dia 9 de maio, um Espaço Empresa, balcão através do qual é possível aceder a serviços de suporte à inovação empresarial, a informação e a ferramentas digitais para a internacionalização, inscrição em ações de capacitação empresarial, informações sobre o Portugal 2020, constituição de sociedades, certificação PME, o apoio à implementação da sua ideia de negócio, entre outros.

 

Por: CM Lagos