A Câmara de Olhão assinou hoje, em Paris, um acordo com a Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa (CCIFP) para promover a internacionalização das empresas do concelho e atrair investimento francês, disse à Lusa o presidente da autarquia.

"Trata-se de um acordo de cooperação entre duas instituições para apoiar o processo de internacionalização das empresas sediadas em Olhão junto do mercado francês, assim como prestar apoio às empresas francesas que queiram instalar-se no nosso concelho", disse à Lusa António Miguel Pina.

Segundo o autarca, a comunidade francesa continua a ser a mais representativa em termos de número de residentes no concelho de Olhão (distrito de Faro), que tem vindo a aumentar muito nos últimos anos, embora mais recentemente também se tenha verificado um aumento de residentes de nacionalidade italiana.

O acordo hoje assinado visa também prestar apoio às empresas de Olhão que queiram divulgar os seus serviços ou produtos junto do mercado francês.

"Um dos objetivos deste protocolo de cooperação é divulgar os produtos típicos do concelho com capacidade exportadora, nomeadamente as nossas conservas, o azeite ou os licores", exemplificou António Miguel Pina.

O acordo entre o presidente da autarquia algarvia e o presidente da CCIFP, Carlos Vinhas Pereira, foi hoje assinado no primeiro dia do Salão do Imobiliário e do Turismo Português de Paris, que decorre até domingo na capital francesa.

No ano passado, a Câmara de Olhão marcou pela primeira vez presença no Salão e este ano consolidou a sua presença, levando consigo seis agentes imobiliários e uma mostra de serviços e produtos locais.

Em 2017, estiveram presentes no evento - que vai agora na sua sétima edição - mais de 200 empresas portuguesas, que receberam mais de 16.000 visitantes, 80% dos quais franceses.

Com este acordo, a Câmara de Olhão visa reforçar a aposta no empreendedorismo, mas também consolidar a relação com a diáspora portuguesa, particularmente com os empresários portugueses em França naturais do município.

Assim, ambas as entidades se comprometem a prestar aconselhamento e acompanhamento, por um lado, às empresas sediadas em Olhão e, por outro, aos associados da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa, nas deslocações comerciais efetuadas a França ou à cidade algarvia.

O protocolo prevê também a divulgação de eventos culturais, da gastronomia regional e dos recursos naturais, paisagísticos, patrimoniais e arquitetónicos do concelho de Olhão em França.

Os franceses já são os estrangeiros que mais casas compram em Portugal, beneficiando das vantagens fiscais decorrentes do Estatuto de Residente Não Habitual.

 

Por: Lusa