O Mercado Municipal de São Brás de Alportel completou 50 anos de atividade ao serviço da comunidade são-brasense no passado dia 20 de abril, data que motivou o Município a preparar um programa comemorativo que vai decorrer até abril de 2019.

O programa teve o seu arranque no dia 28 de abril com um programa que integrou uma demonstração gastronómica especial, apresentada pelo Chef Rui Marcelino, momentos de animação musical pelo Grupo “Al-Fanfare”, a apresentação de obras de arte alusivas ao Mercado, de autoria de Manuel Belchior e o aguardado momento de cantar os parabéns e partilhar o bolo de aniversário.

Inaugurado com pompa e circunstância a 20 de abril de 1968, sendo então Presidente da Câmara Municipal, Júlio Parreira, o edifício do Mercado Municipal acolheu a antiga praça que anteriormente funcionava no burgo antigo da vila.

Em 2010, após obras de requalificação, reabriu as suas portas preservando a traça original mas com melhores condições para vendedores e consumidores, um espaço polivalente coberto, mais espaços de venda e uma zona de armazenamento.

Com meio século de História, o Mercado Municipal de São Brás de Alportel desempenha um papel central na economia do concelho e na vida da comunidade, onde se encontram sucessivas gerações.

Hoje, acolhe diversas atividades com um programa de animação que complementa a tradicional ida ao Mercado para fazer as compras, onde é sempre “De confiança”! As mostras de artesanato e de produtos locais, os mercadinhos de solidariedade e interculturalidade, as demonstrações gastronómicas no último sábado de cada mês, são exemplos da dinâmica do Mercado Municipal que constitui o eixo central da estratégia municipal de dinamização da economia local.

 

Por: CM de São Brás de Alportel