O Farense ficou hoje muito perto da II Liga de futebol, ao bater o Vilafranquense, por 3-0, com um «bis» de André Vieira, na primeira mão das meias finais do «play-off» do Campeonato de Portugal.

Num jogo dominado pela equipa algarvia, os golos de André Vieira, aos 19 e 75 minutos, e Irobiso, aos 52, deram-lhe uma vantagem confortável para encarar a partida da segunda mão, no dia 27 de maio, em Vila Franca de Xira.

A equipa do Farense, com Miguel Carvalho na baliza, no lugar do habitual titular e lesionado Hugo Marques, assumiu as despesas da partida a partir dos minutos iniciais.

Logo aos nove minutos, surgiu a primeira ocasião, para os locais, quando o central João Freitas tirou ‘o pão da boca' a Irobiso na pequena área e quase marcava na própria baliza, desviando a bola para a barra.

O Farense manteve o domínio, perante um Vilafranquense mais reativo e em busca do contra-ataque, e acabou por chegar ao golo, aos 19 minutos, numa jogada de André Vieira dentro da área, fintando um defesa antes de concluir.

A equipa de Vila Franca de Xira acabou por desperdiçar uma excelente oportunidade para empatar, aos 27 minutos, na única vez que chegou com perigo à área contrária, quando Rui Varela, isolado depois de ultrapassar o guardião Miguel Carvalho, atirou ao poste.

O domínio pertenceu sempre aos algarvios, que antes do intervalo voltaram a dispor de nova ocasião flagrante: Irobiso isolou-se, fintou o guardião Carlos Fernandes e atirou para a baliza aberta, surgindo o central João Freitas a salvar ‘in extremis' (39 minutos).

O panorama não mudou no segundo tempo, com o Farense em busca do segundo golo, que chegou rapidamente, aos 52 minutos, quando Irobiso aproveitou uma saída incompleta de Carlos Fernandes para cabecear à vontade para a baliza.

Em desvantagem, o Vilafranquense tentou, então, surgir mais vezes no ataque e Jacinto Monteiro teve nos pés oportunidade para reduzir, atirando por cima (72 minutos), antes de André Vieira assinar o seu segundo golo na partida (75).

Apesar da diferença no marcador, o Farense teve um revés nos minutos finais porque o central Bruno Bernardo foi expulso, aos 86 minutos, depois de ter trocado ‘bocas' com alguém presente na assistência.

Reduzido a dez, o conjunto algarvio recuou, mas, à exceção de um cabeceamento de Denis Martins ao lado (90+5 minutos), não passou por muitos problemas para segurar o resultado.

 

Jogo no Estádio de São Luís, em Faro.

Farense - Vilafranquense, 3-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, André Vieira, 19 minutos.

2-0, Irobiso, 52.

3-0, André Vieira, 75.

 

Equipas:

- Farense: Miguel Carvalho, Filipe Godinho, Bruno Bernardo, Cássio, Jorge Ribeiro, Fabrício, André Vieira, Neca (Nuno Borges, 68), Léo (Pedró, 33), Irobiso (André Ceitil, 80) e Jorginho.

(Suplentes: Guilherme, Delmiro, André Ceitil, Nuno Borges, Pedró, Luís Zambujo e Fábio Gomes).

Treinador: Rui Duarte.

- Vilafranquense: Carlos Fernandes, Ruben Freitas, Denis Martins, João Freitas, Charles Monteiro, Diogo Izata (Marocas, 78), David Moura, Luquinhas, Luís Pinto, Ragner (Jacinto Monteiro, 68) e Rui Varela.

(Suplentes: Rodrigo Moura, Hamadou Anta, Jacinto Monteiro, Marocas, Miguel Lourenço, Bernardo Carlos e Danny Henriques).

Treinador: Vasco Matos.

 

Árbitro: Rui Soares (Santarém).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Filipe Godinho (24), Neca (42), Luquinhas (43), Miguel Carvalho (90+2) e David Moura (90+6). Cartão vermelho direto para Bruno Bernardo (86)

Assistência: Cerca de 5.000 espetadores.

 

Por: Lusa