Conforme estava previsto, no domingo, dia 20 de Maio, a Federação de Caçadores do Algarve promoveu em todos os concelhos do Algarve a jornada intitulada «Dia Nacional dos Caçadores pelo Ambiente 2018», em que participaram mais de 3.000 caçadores associados em clubes de caça e pesca, associações e empresas de turismo cinegético suas filiadas e que teve ainda a colaboração das Câmaras Municipais, Juntas de Freguesias e da Algar - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.

A iniciativa, que acaba de cumprir a sua 10ª edição, contou também com a participação ativa de diversos autarcas da região Algarvia bem como do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Eng.º Miguel Freitas, da Vice-Presidente  da Câmara Municipal de Monchique, Dra. Arminda Andrez, do Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Eng.º Fernando Severino, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas do Algarve o Eng. António Miranda, e do Presidente da Confederação Nacional do Caçadores Portugueses, Eng.º Fernando Castanheira Pinto , que assistiram ainda a um exercício no âmbito da prevenção dos fogos florestais levado a cabo pelos Bombeiros Municipais de Monchique.

O Presidente da Federação de Caçadores do Algarve, extremamente agradado com os resultados alcançados, durante o almoço convívio realizado em Monchique no encerramento desta jornada em prol do Ambiente em que foram recolhidas mais de 82 toneladas de lixo e monos, deixando assim o espaço florestal no seu todo bastante mais limpo, agradeceu a participação de todos, enaltecendo sobretudo o contributo das entidades presentes.

Vitor Palmilha aproveitou o momento para dirigir um agradecimento especial a Miguel Freitas, pela "resolução de algumas questões relacionadas com a caça, que há muito os caçadores desejavam" ver satisfeitas.

No corrente ano a iniciativa teve duas vertentes, em alguns concelhos a ação realizou-se de igual modo aos anos anteriores, nas Freguesias de Marmelete e Monchique, concelho de Monchique, esta jornada teve ainda o mérito de contribuir para a limpeza e desmatação em redor de algumas casas, cujos proprietários não têm condições para o fazer para prevenir incêndios, tendo o Secretário de Estado Miguel Freitas, no uso da palavra, agradecido também aos Caçadores e à sua Federação, o contributo dado na proteção da floresta. Aliás, a disponibilidade demonstrada por Miguel Freitas, conforme as suas palavras: “Reconhecimento e abertura para discutir e dialogar no sentido de encontrarmos as boas soluções para a caça em Portugal”.

O Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural exaltou ainda o facto dos "caçadores serem muito importantes para o espaço rural," e a importância de que o "trabalho de preservação da floresta tenha que ser feito em equipa".

 

Por: FC Algarve