«Romão, o camaleão de todas as cores», o livro infantil de Ana Correia, com ilustrações de Ana Lúcia Fernandes, será apresentado na Biblioteca Municipal de Silves, no 2 de Junho de 2018, pelas 15:30 horas, evento incluído nas comemorações no Município de Silves do Dia Mundial da Criança.

A obra, publicada pela Arandis Editora, tem a particularidade de ser o primeiro livro infantil elaborada a pensar, também, nos daltónicos que, graças aos códigos usados, poderão conhecer as cores originais e reais de cada uma das dezenas de ilustrações que compõem a obra.

Como as autoras bem referem: “Nesta obra recorreu-se à utilização do sistema ColorADD, um código universal que facilita a identificação de cores por parte de pessoas daltónicas. Desta forma, pretendeu-se explorar a temática das cores segundo uma abordagem acessível a diferentes tipos de público, com o intuito de tornar este livro numa obra mais inclusiva.”

Com esta iniciativa, as autoras contribuem positivamente para o fim das discriminações pela diferença, dando a todas as crianças a mesma possibilidade de perceção e análise das cores usadas no livro infantil.

 

Por: Nuno Campos Inácio