No passado domingo, 20 de Maio, «Dia Europeu do Mar», teve lugar mais uma ação de limpeza das praias no concelho de Castro Marim, nomeadamente entre a praia do Cabeço e a praia de Altura.

A iniciativa, de sensibilização ambiental promovida pelo Município de Castro Marim reuniu mais de 20 voluntários, entre funcionários do município, munícipes e colaboradores do concessionário do apoio de praia «Sem Espinhas».

A atividade centrou-se na zona dunar, onde a presença de resíduos ainda é significativa e por outro lado é mais difícil a sua recolha, uma vez que, no areal o Município de Castro Marim dispõe de um serviço de limpeza mecânica que facilita esta tarefa. O cordão dunar foi percorrido pelos voluntários, tendo sido recolhidas cerca de 1,5 toneladas de resíduos, desde vidros, plásticos, cadeiras de praia, sombrinhas, paletes, entre outros.

Em simultâneo e no âmbito das atividades de educação ambiental do projeto Bandeira Azul 2018, foi efetuada recolha e caracterização dos resíduos encontrados no areal, atividade denominada “Os suspeitos do costume – do rio ao mar, sem lixo!”, atividade esta que tem como objetivo a recolha e a caracterização dos resíduos, destacando o top 10 dos mais encontrados por forma a tentar identificar a sua origem.

Felizmente foi possível verificar que a zona do areal em causa não apresentava sinais de poluição, atestando assim a eficácia da limpeza mecânica efetuada regularmente pelo Município, tendo sido recolhidos nesta área cerca de 5kg de resíduos de pequenas dimensões numa área aproximada de 1,5 Km2. Os resíduos mais encontrados no areal foram os seguintes: beatas, embalagens de alimentos, pedaços de esferovite, garrafas de plástico, invólucros de palhinhas, palhinhas de plástico, fragmentos de plástico, sacos de plástico e embalagens diversas.

Ações como esta são fundamentais para a sensibilização ambiental e preservação do sistema dunar e dos ecossistemas costeiros, imprescindíveis para o equilíbrio de todo o planeta, tornado assim o voluntariado ambiental uma atividade cívica cada vez mais importante na sociedade atual.

                                                         

Por: CM Castro Marim