Lagoa recebeu, em maio passado, uma comitiva para a recreação das seculares festas em honra do Divino Espírito Santo. Esta iniciativa surgiu no âmbito da geminação existente entre este concelho do Algarve e o seu congénere açoriano, desde janeiro de 2008.

A comitiva de Lagoa - Açores, composta por membros do Executivo, do Gabinete da Presidência, do Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz e de uma equipa de cozinheiras das tradicionais sopas do Divino Espírito Santo, esteve em visita ao concelho de Lagoa – Algarve entre os dias 16 e 21 de maio.

Para além da abertura do Quarto do Divino Espírito Santo, que esteve em exposição pública na Sala da Roda do Convento de São José, o Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz e o Grupo de Cantares Fonte Nova apresentaram, no Auditório Carlos do Carmo, o seu mais recente trabalho discográfico:  "Germinações". Trata-se de um álbum coletivo composto por 10 temas, cinco da autoria de cada um dos grupos, que assinala os 10 anos de geminação entre as duas cidades e traduz o cancioneiro de ambas as culturas.

Este trabalho surge no ano em que o Grupo de Cantares Fonte Nova de Lagoa (Algarve) assinala 30 anos, prova da incontornável dedicação prestada à música tradicional do Algarve e do vasto Cancioneiro Português.

As festividades culminaram com o tradicional cortejo da Coroa do Divino Espírito Santo em direção à Igreja Matriz de Lagoa para a missa solene. Seguiu-se a procissão rumo ao Largo do Auditório Municipal Carlos do Carmo, onde foram servidas as tradicionais Sopas. A animação musical esteve a cargo do Grupo de Cantares Fonte Nova, Grupo de Cantares Tradicionais da Universidade Sénior de Lagoa, Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz de Lagoa - Açores e Rancho Folclórico do Calvário.

 

Por: CM Lagoa