Domingo, 21 de Outubro de 2018 |
Dead Combo musicam filme mudo no farol de Vila Real de Santo António

14:26 - 29/05/2018     147 visualizações VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO
Imprimir
O farol de Vila Real de Santo António recebe, no próximo dia 30 de maio, quarta-feira, às 21h30, a projeção do filme «Os Faroleiros», de Maurice Mariaud (1922).

A iniciativa é inédita e conta com a participação especial dos Dead Combo, que irão musicar o filme ao vivo e apresentar alguns temas do seu mais recente álbum, «Odeon Hotel».

Através desta fusão, a banda irá conferir a sua inconfundível sonoridade a uma das mais importantes películas realizadas no nosso país, na época do cinema mudo, e que estava considerada desaparecida até à descoberta de uma cópia nos anos 90.

Neste filme de 1922, um drama-documentário de que o realizador também foi argumentista e intérprete, Mariaud aborda uma história de um triângulo amoroso numa comunidade de pescadores, cujo conflito culmina num farol isolado do litoral.

Filme a um tempo romântico e nostálgico, a projeção de «Os Faroleiros» (ou, mais propriamente, O Faroleiro da Torre de Bugio) é também uma homenagem ao imponente farol de VRSA, que vem cuidando e dirigindo as embarcações de Portugal e Espanha desde 1923.

A sessão marca o encerramento do ciclo Vídeo Lucem, que tem levado um conjunto de filmes a igrejas e outros sítios menos habituais, e está integrada no programa cultural Algarve 365.

A abertura da sessão caberá às Moçoilas, que renascem da necessidade de divulgar e afirmar o canto do Algarve, repegando muitos dos antigos temas e enriquecendo-os com a sua energia própria, modificando uns, apropriando-se de outros e preparando caminho para novas canções.

Trazendo a alma da Serra (e da terra) e de muitos outros temas inspirados aí, nos seus tons, nos seus sons e cheiros, estas três mulheres soltam esse canto com harmonias doces, duras e simples.

 

Por: CM VRSA

 
Newsletter
Preencha o campo para subscrever a newsletter
notícias mais lidas


 
 
CATEGORIAS
A VOZ DO ALGARVE
APOIO AO CLIENTE
Visite-nos