O Auditório Carlos do Carmo e o largo adjacente vão encher-se de cor e arte na Festa da Criança, que irá assinalar o Dia Mundial da Criança, dias 1 e 2 de junho.

O município de Lagoa celebra esta efeméride com atividades lúdicas e culturais, recordando os direitos universais, para que todas as crianças se sintam cuidadas, seguras, protegidas e valorizadas na sua identidade e no seu universo criativo.

O presidente da autarquia, Francisco Martins, refere que o município oferecerá um programa diversificado durante estes dois dias a todas as crianças do concelho, “considerando que o ato de brincar, partilhar e confraternizar através do jogo e da arte representa um fator de grande importância no processo de desenvolvimento individual e de socialização da criança”.

O programa, destinado a pequenos entre os 3 e os 12 anos de idade, vai ao encontro da criatividade e das novas descobertas. A iniciativa envolve jardins-de-infância, escolas e instituições do concelho de Lagoa das redes pública, privada e social, de forma a recordar os Direitos Universais da Criança e a proporcionar às crianças do concelho momentos de pura alegria e usufruto.

No dia 1, entre as 09h00 e as 16h30 os alunos das escolas de Pré-Escolar e 1.º Ciclo poderão assistir ao espetáculo do Circo Arena e, pelas 21h30, a “Cinderella – a magia do musical”. Dia 2 o programa encerrará com a atuação de Jimmy P, o melhor da música urbana, pelas 21h30.

A par, não faltará a animação de rua, os ateliers de pintura facial e de expressão plástica, insufláveis, um espaço lúdico onde é recriado o universo da floresta de Hansel, Gretel e a casinha de chocolate, Batidos com o Coração (quem pedalar com mais vigor conseguirá obter mais batidos saudáveis e saborosos) e exposições.

Lagoa – Cidade Educadora – reforça assim uma filosofia de estímulo à criatividade e de retorno às aprendizagens feitas através da arte e do ambiente. Esta intensão concretiza-se numa exposição de trabalhos realizados no âmbito da II Semana Verde, e que decorreu entre os dias 20 e 23 de março.

Como forma de assinalar o Equinócio (Primavera) e os dias mundiais da Água, da Árvore e da Meteorologia, oito turmas do 4º ano do ensino público aceitaram o desafio proposto pela autarquia de construir uma estação meteorológica em 3-D, exclusivamente a partir de materiais reciclados. Este trabalho, e os restantes, desenvolvidos durante este evento com a população escolar no Parque Municipal das Fontes de Estômbar, será agora revelado através de quatro painéis que acompanharão os trabalhos das turmas participantes.

No foyer do Auditório Municipal será ainda possível apreciar a Exposição «Mãos na Arte», no âmbito do projeto desenvolvido na Escola de Artes Mestre Fernando Rodrigues com os alunos de Necessidades Educativas Especiais dos agrupamentos de escolas do concelho.

A Câmara conta assim para esta iniciativa com a parceria do Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira – ESPAMOL, Agrupamento de Escolas Rio Arade, Nobel International School e várias Instituições Particulares de Solidariedade Social, como os Centros de Apoio Social de Porches e Carvoeiro, o Centro Popular de Lagoa, o Centro Paroquial de Estômbar, a Associação Desportiva e Recreativa – Centro Cultural e Social (ADR CCS) da Quinta de S. Pedro e a Associação Cultural e Desportiva CHE Lagoense.

 

Por: CM Lagoa