Cerca de 70% do corpo humano é composto por água, que está presente em todas as células e fluidos corpóreos. Os benefícios da água são de fundamental importância em todos os processos de funcionamento de nosso organismo como a respiração, a digestão, a circulação e a atividade física.

Uma criança quando nasce é constituída por 79% de água aproximadamente! Entre 70% a 75% nas primeiras semanas de vida e, no primeiro ano de vida, atinge valores de 60% a 65%.

É fundamental ensinar às crianças a terem uma alimentação saudável, equilibrada, e a ingerirem água diariamente, variando entre 0,6 litros no primeiro ano de vida e 1,8 a 2,6 litros na adolescência como uma estratégia de hábito de vida saudável que para além de contribuir para o bom funcionamento das funções físico cognitivas das crianças, também previne o excesso de peso.

Com a chegada do calor, as crianças, principalmente as menores, apresentam maior risco de desidratação por ingestão insuficiente de líquidos. A água é fundamental para o crescimento saudável das crianças, e uma boa hidratação é essencial para a saúde.

Crianças com até 6 meses de idade não precisam de ingerir água, uma vez que o leite materno exclusivo garante todos os nutrientes necessários, inclusive a água.

Confirme, na Tabela abaixo a Quantidade de água recomendada por dia pela Agência Europeia de Segurança Alimentar (EFSA).

 

 

Importância da água para saúde:

•             Na amamentação é a matéria-prima na produção de leite.

•             Auxilia a digestão, pois ajuda a dissolver os nutrientes existentes nos alimentos, facilitando o seu aproveitamento;

•             Previne a prisão de ventre

•             Mantém o equilíbrio dos fluidos do organismo

•             Protege contra gripes, constipações, tosse e dor de garganta

•             Ajuda a eliminar cálculos renais e a evitar infeções urinárias

•             Previne a desidratação do corpo quando muito exposto ao sol ou calor

•             Ajuda a controlar o peso, reduzindo o apetite sem provocar efeitos colaterais

•             Ajuda a manter a elasticidade da pele

•             Fornece proteção para os olhos e dentes participando da formação da lágrima e da saliva

•             Auxilia na eliminação de toxinas e ureia pela urina, colesterol e outras gorduras pelas fezes, purificando o sangue e protegendo o fígado, rins e intestinos

•             …

A água fornecida pela Águas do Algarve aos seus clientes, destaca-se pela sua excelente qualidade, suportada através do cumprimento das melhores práticas de operação e manutenção, sustentadas pela monitorização laboratorial de parâmetros acreditados. Para a monitorização da qualidade é utilizada uma rede de amostragens com cerca de 260 pontos de colheitas, num total de cerca de 96.000 determinações analíticas/ano. A Águas do Algarve consegue, assim, cumprir não só a legislação nacional aplicável, como também as orientações da Organização Mundial de Saúde, as especificações da Certificação em Segurança Alimentar, bem como as especificações da Certificação do produto água para consumo humano.

Seja para consumo ou para as tarefas diárias, a água da torneira está sempre à sua disposição, nas quantidades de que necessita, à distância do simples gesto de abrir a torneira, assumindo um papel preponderante no dia-a-dia e no seu bem-estar. 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Ofereça água, ofereça Saúde!

 

Por:  Águas do Algarve