São diversas as atividades em que a Águas do Algarve está envolvida, nas celebrações do Dia Mundial do Ambiente, que se comemora todos os anos no dia 05 de Junho.

Esta data, remonta ao ano de 1972, na Conferência de Estocolmo, e que marcou o primeiro dia Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente. “Defender e melhorar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações tornou-se uma meta fundamental para a humanidade.” Trechos da Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente (Estocolmo, 1972) . Os objetivos desta data prendem-se com a necessidade, cada vez mais marcante, de serem desenvolvidas ações pro-ativas e não reativas, em prol da defesa do meio ambiente, e da nossa casa que é o planeta Terra. Já dizia Mahatma Gandhi, na simplicidade da suas palavras “Seja a mudança que você quer ver no mundo”.

É fundamental que cada um de nós, assuma de uma vez por todas um estilo de vida consciente, refletindo sobre o nosso modo de viver.

Nesta semana, destacamos que a Águas do Algarve a convite do Município de Olhão, vai apresentar-se no Jardim Pescador Olhanense, entre os dias 05 e 08 de Junho, a todas as escolas do Concelho naquela que já é uma das ações de referência deste município: 14ª edição da Semana da Criança e do Ambiente, e que este ano é subordinada ao tema “Oceanos Fonte de Vida”. Com atividades lúdicas e amigas do conhecimento, os mais jovens vão puder descobrir algumas curiosidades acerca dos oceanos e do meio ambiente em geral. Se não é estudante, mas é sensível ao meio ambiente e à sua preservação, este espaço também é para si, e já agora traga um amigo.

A edição de 2018 da Semana da Criança e do Ambiente de Olhão conta com a presença de várias entidades, a Águas do Algarve a Agência Portuguesa do Ambiente, a Ambiolhão, a Autoridade Marítima Nacional, o Arquivo Municipal António Rosa Mendes, a Biblioteca Municipal José Mariano Gago, os Bombeiros Municipais de Olhão, Centros de Ciência Viva de Faro e Tavira, Museu Municipal de Olhão, Centro de Saúde de Olhão, Polícia de Segurança Pública, o Parque Natural da Ria Formosa, o RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, entre várias entidades, de forma a este seja um evento repleto de iniciativas e de interesse para todos os participantes.

Vamos estar também nos dias 07 e 08, numa parceria com o Município de Faro e com o Serviço Educativo da Biblioteca Municipal, inserido no Projeto “Água a nossa Melhor Amiga”, com escolas deste Município, ensinando e partilhando ideias de como podemos preservar o Meio Ambiente, poupar água, e reutilizar.

 

Partilhamos consigo, algumas dicas do pouco que podemos fazer, todos os dias em nossas casas, e que pode ajudar tanto o nosso Planeta:

Feche a Torneira enquanto toma o duche, e lava os dentes ou as mãos

Não Use/evite as palhinhas, os copos e as garrafas de plástico

Não descongele alimentos com a torneira da água a correr. Deixe-os descongelar naturalmente 

Quando lavar a loiça à mão, não deixe a torneira a correr durante a lavagem. Se utilizar máquina de lavar loiça, coloque-a trabalhar apenas quando tiver a carga cheia

Pouca gente sabe, mas é mais eficiente lavar o carro num posto de lavagem, do que em casa quando usa a mangueira. O modo correto, será utilizar um balde, evitando o desperdício

Tem piscina? Não deixe de investir numa boa cobertura, contribuindo para a redução da evaporação da água em cerca de 90%, o que se pode traduzir numa poupança de vários milhares de litros de água por mês, e também na sua fatura da água

Tem alguma pequena pinga que teima a aparecer nas torneiras? Sabia que embora sejam gotas pequenas e esporádicas, são desperdícios que podem levar ao gasto de   cerca de 30 litros por dia ou mais. Repare-as!

Não faça da sanita o cesto do lixo! Evite descargas desnecessárias que podem levar à poupança de 10 a 15 litros de água de cada vez

Reutilize a água de lavagem de legumes nas suas plantas, e regas de jardim, apenas de manhã bem cedo ou ao final do dia. As plantas agradecem e o ambiente também

Reutilize tudo o que conseguir. Vai estar a ajudar o ambiente e a vida humana

Fácil não é?

 

Por:  Águas do Algarve