No mês em que começa o verão, Portimão prepara-se para viver 23 dias de grande animação pautados pelos célebres desfiles das Marchas e pelos Arraiais levados a cabo pelas coletividades portimonenses.

 A tradição dos Santos Populares é mantida e reinventada e as noites terão ainda mais brilho, com cheiro a sardinha assada e com o aroma de manjericos.

A 19ª edição das Marchas Populares vão encantar residentes e turistas e voltam a sair à rua nas três freguesias do município para os tradicionais desfiles, que este ano contam com a participação de quatro coletividades do município, o Sporting Glória Ou Morte Portimonense, o CIRM - Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense, a Sociedade Recreativa Figueirense e a Marcha da Vila de Alvor. De referir, que este ano, a Marcha Infantil do CIRM também irá participar com dezenas de crianças que desde do mês de abril se preparam para os desfiles agendados. O movimento associativo estará em massa para festejar as marchas no concelho, um evento que tem uma enorme adesão popular e que são vistas por milhares de pessoas.

O espírito de vizinhança não faltará e Portimão convidou quatro Marchas dos concelhos vizinhos desfilar nas quatro sextas-feiras de junho. São elas a Marcha do Centro Comunitário Duna-Caslas/ Meia Praia Lagos, a Marcha da Associação Grupo de Amigos da Pedreira, a Marcha de Odiáxere e a Marcha Popular Nova Juventude de Silves.

O primeiro desfile terá lugar na Zona Ribeirinha de Portimão a 8 de junho, mas antes, por volta das 21h15, as Marchas concentrar-se-ão na Praça da República (Alameda), o ponto de encontro de eleição deste verão que receberá eventos de várias índoles. O segundo será no dia 15 de junho onde os marchantes irão desfilar no Adro da Igreja da Mexilhoeira Grande, no dia 22 de junho o desfile será à beira ria, na Zona Ribeirinha de Alvor e pelas ruas pitorescas da vila. O culminar desta grande festa será no dia 29 junho, na Praia da Rocha com o percurso pela Avenida Tomás Cabreira, a começar no Miradouro e a terminar na Fortaleza de Santa Catarina, sendo de referir que todos os desfiles começarão às 22h00.

Esta edição das Marchas Populares de Portimão reunirá cerca de 500 participantes, entre marchantes, coreógrafos e figurinistas, que mais uma vez vestem o espírito do associativismo e dão largas à imaginação e ao espírito popular, evocando vários temas ligados ao património sociocultural e às tradições do Algarve. A par dos desfiles a música ecoará pelas ruas, ficando desde já registado a “A Mexilhoeira” pela Marcha Infantil do CIRM, os “Faróis” pela Marcha da Sociedade Recreativa Figueirense, “Fumeiro” pela Marcha da Vila de Alvor, a “A Lenda do Pote de Ouro” pela Marcha do Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense e o “Jardim 1.º Dezembro” pela Marcha do Sporting Glória ou Morte Portimonense.

Na tradição dos Santos Populares, os Arraiais em Portimão fazem furor e na Rua Nova não será exceção. Na ARU–Centro Histórico de Portimão, o Clube União Portimonense e a Sociedade Vencedora Portimonense unem esforços, dando eco ao trabalho cultural destas associações e em plena rua irá ser criado um ambiente alegre repleto de cores, luzes e música, a que se mistura o fumo das sardinhas assadas na brasa, abafando o cheiro dos manjericos decorados nas mesas. Nesta zona típica da cidade, os Arraiais decorrerão nos dias 12, 23 e 29 de junho, das 19h30 às 00h00 e nesta grande esplanada improvisada, as sardinhas fazem-se acompanhar pelo caldo verde, pão com chouriça e vinho tinto.

Durante o mês de junho, os Arraiais são um cartão-de-visita das cidades e na zona adjacente da Antiga Lota, à beira Rio Arade, local de passagem de centenas de pessoas nesta época, o Sporting Glória ou Morte Portimonense, organizará nos sábados 9, 16, 23 e 30 de junho, das 20h30 às 00h00, uma festa típica com música, dança, sardinhas, febras e bebida fresca.

Junho será um mês em grande em Portimão e a celebração dos Santos Populares com as Marchas e os Arraiais manterão viva a tradição popular porque segundo consta “A Marchaaaaaaaaaaaaa é linda” e o concelho vibrará de atividade e ritmo, numa época marcada por festas, música e tradição. Dos arcos e dos balões. Das tradições e da graça dos pregões. As noites de junho em Portimão serão rainhas. Portimão convida residentes e turistas a entrar no espírito e a preparar-se para esta grande festa.

Esta iniciativa é organizada pelo Município de Portimão em conjunto com a Freguesia de Portimão, Junta de Freguesia de Alvor, Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande.

 

Por: CM Portimão