No próximo dia 9 de junho irão acontecer as ações «Linhas Cruzadas – Fio da memória # 1 Percorrer» no Castelo de Aljezur e «Dias das Virgens Negras» na Ermida de Nª Sra de Guadalupe, projetos de dinamização e valorização dos monumentos que envolvem a participação das comunidades.

Pelas 10h30 inicia-se o ciclo “Linhas Cruzadas”– Fio da Memória # 1 Percorrer, no Castelo de Aljezur, um projeto da Tertúlia Associação Sócio – Cultural de Aljezur, com Leonor Morais e Conceição Gonçalves.

Este é um projeto que trabalha o fio da memória – da memória escrita, oficial, da História, e da memória tecida de pequenas histórias, de lendas, de gestos quotidianos, que perduram na memória de alguns habitantes de Aljezur – confrontando-a com novas perspetivas, com olhares jovens, alguns ainda inocentes, através do convite à reflexão e criação em torno do tema “Património que Futuro?”, o tema central do programa DiVaM.

A “performance” inicia-se com um momento de partilha de histórias e memórias em torno do castelo, sendo convidadas várias pessoas com diferentes percursos de vida. Segue-se um momento dedicado ao desenho (ou outras formas gráficas), recorrendo a diferentes técnicas e um momento dedicado à recolha dos segredos/lembranças que serão entregues a todos os participantes. Haverá ainda uma caminhada até à Ribeira de Aljezur onde se relembra a lenda do rio Lethes e lança-se ao rio um origami gigante com uma mensagem.

A atividade terá a duração de cerca de 3h e meia e convidam-se todos os participantes a trazer roupa confortável, chapéu e pequeno lanche para picnic.

 

Dias das Virgens Negras encontra-se a decorrer na Ermida de Nª Sra de Guadalupe (Raposeira / Vila do Bispo). No dia 9 de junho, das 16h às 18h30 irá acontecer a 1ª oficina de cânticos “El Livre Vermell”, com Carmen Juncadella. 

Dias das Virgens Negras é um projeto de “O Corvo e a Raposa – Associação Cultural” e que pretende ser uma homenagem artística às Virgens Negras no Mundo, particularmente a Virgem de Guadalupe e a Virgem de Montserrat e integra uma série de eventos, nomeadamente workshops de artes plásticas, cânticos e movimento, culminando no dia 16 de Junho, com um concerto encenado sobre o códice medieval El Libre Vermell de Monserrat.

O Manuscrito do El Llivre Vermell, datado de finais do século XIV, constitui uma espécie de manual que os padres produziram para acolher e guiar espiritualmente os numerosos peregrinos que ao Mosteiro da Virgem Negra de Monserrat se deslocavam. Os padres de Montserrat criaram danças e cantos com temática mariana, para assegurar que os momentos de albergue eram também orientados para a devoção à Virgem.

As oficinas são gratuitas e estão sujeitas a inscrição: associacaoocorvoearaposa@gmail.com ou telm. 914016037

 

“Linhas Cruzadas – Fio da memória” e “Dias das Virgens Negras” constituem actividades DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – programa cultural organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve que integra o Ano Europeu do Património Cultural 2018.

 

Por: DRCAlg