O Município de São Brás de Alportel comemorou o seu 104.º aniversário a 1 de junho com um leque de momentos especiais, de onde se destaca a inauguração do Espaço Memória do Município, a entrega de insígnias municipais, uma interessante Palestra e Exposição de rua sobre a história da saúde no concelho; e o concerto comemorativo com Diogo Piçarra.

“A celebração desta data só é possível porque em 1914, homens e mulheres são-brasenses conseguiram ver mais além, ultrapassaram limites e lutaram com convicção por uma nova realidade: a ascensão de São Brás de Alportel a concelho”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro, na sua mensagem de abertura da Sessão Solene Comemorativa.

“Com respeito pelo passado, planeamos no presente o futuro. Um futuro que se constrói todos os dias com trabalho, dedicação, empenho, rigor e responsabilidade” e uma estratégia de desenvolvimento eficaz e atenta aos desafios que rodeiam o concelho ao nível social, cultural, económico e ambiental, acrescentou.

Estratégia e olhar atento que motivam o empenhamento de esforços em diversas frentes como é o caso da luta pelo pleno funcionamento do Centro de Medicina e Reabilitação do Sul, pela requalificação da Estrada Nacional 2 e melhoria do acesso à Via do Infante (A22), bem como por projetos estruturantes como a Barragem do Monte da Ribeira, o Centro de Incubação de Empresas e Empreendedorismo de São Brás de Alportel, o novo Terminal Rodoviário, a Reabilitação da Entrada Sul, entre outros projetos que visam a dinamização e o apoio da economia local.

A Sessão Solene contou com a presença do Secretário de Estado das Autarquias Locais, Dr. Carlos Miguel, que na sua intervenção como “autarca convicto” afirmou que o desenvolvimento de cada concelho é também o reflexo da forma como as várias entidades locais rumam no mesmo sentido. Um rumo positivo que disse identificar em São Brás de Alportel. “Um rumo pela proximidade aos cidadãos e na resolução dos problemas da comunidade que tem levado os autarcas a reclamar a descentralização de competências e de meios para assumir novas responsabilidades”. Um cenário para o qual afirmou que o Governo está atento e disponível a trabalhar em diferentes vertentes.

A Sessão Solene contou com um momento de entrega de insígnias municipais. A insígnia de Bons Serviço foi entregue aos colaboradores da autarquia: António Viegas Gonçalves, Hélder Brito Rosa, Jorge de Sousa Alves e Maria do Rosário Narciso, por 25 ou mais anos de serviço em prol do bem comum. A insígnia de Mérito foi entregue aos jornais locais “O Sambrasense” e “Notícias de São Braz”; às empresas do setor corticeiro em laboração na atualidade: António Custódio da Conceição e Filhos, Lda.; Corticeira Gago, Lda.; Eco Fábrica de Francisco Carrusca; Manuel Jacinto & Sousa, Lda. e Nova Cortiça; bem como a 3 empresas históricas: Construtora Manuel Martins Negrão Júnior, Lda., Recauchutagem Chaveca & Janeira e Fábrica de Móveis Beirão.

A insígnia de Mérito foi também entregue a três são-brasenses que muito dignificam o concelho: o Prof. Doutor Amílcar Estrada, Manuel João Faísca e Dr. Brás Calçada. A insígnia de Honra foi atribuída a Vitor Brito, que ficará para sempre na história da aeronáutica nacional; e para finalizar a insígnia de Valor e Altruísmo foi atribuída a Alejandro Barcia e a José Paulino.

A inauguração do Espaço Memória foi o culminar da Sessão Solene. Um espaço que se constitui como guardião da história do concelho e que presta homenagem àqueles que no passado contribuíram para que hoje se possam escrever páginas de futuro. Uma verdadeira viagem no tempo por meio milénio de memória é o convite que ora é lançado aos munícipes e visitantes, neste novo polo e atratividade turística para o centro histórico.

“Rumamos a um futuro, verdadeiramente melhor para todos; alcançando uma importante conquista no nosso Plano Municipal de Acessibilidades”, observou a Vice-Presidente, Marlene Guerreiro, referindo que a obra de reabilitação que deu origem ao Espaço Memória permitiu também a tão almejada inclusão de um elevador no edifício da Câmara Municipal, tornando-o acessível a todos os cidadãos.

O programa de comemorações prosseguiu à tarde com uma romagem ao Mausoléu do fundador do concelho, João Rosa Beatriz, no Cemitério Municipal; à qual se seguiu a interessante Palestra “São Brás de Alportel: Leituras sobre o Património da Saúde”, com  participação de Emanuel Sancho, João Duarte e Paula Saraiva, que levaram os presentes numa viagem pelas memórias da Saúde no concelho, numa sessão integrada no ciclo de atividades comemorativas do Centenário do Sanatório Vasconcelos Porto, do final da Primeira Guerra Mundial e da Gripe Pneumónica. Seguidamente, no Largo de São Sebastião teve lugar a inauguração da exposição de rua “Espaços e Personalidades ligadas à saúde no concelho de São Brás de Alportel” integrada no mesmo ciclo comemorativo.

Tarde fora, em Dia da Criança, o Jardim Carrera Viegas foi o anfitrião da Festa da Criança, com propostas animadas para toda a família, onde se incluiu uma visita ao “Hospital de Brincar”, numa parceria com o Hospital Central do Algarve.

À noite, a Praça da República esteve ao rubro com o concerto comemorativo de Diogo Piçarra. O 104.º aniversário do Município de São Brás de Alportel foi celebrado com muitos milhares de são-brasenses a cantar os parabéns ao concelho enquanto o céu se iluminou perante um deslumbrante espetáculo de fogo-de-artifício, assinado uma vez mais pela Sociedade de Fogos de Artifício de São Brás de Alportel.

 

Duas dezenas de agraciados com insígnias municipais no Dia do Município de São Brás de Alportel

 

O Município de São Brás de Alportel atribuiu no passado dia 1 de junho, Dia do Município, 20 insígnias municipais de honra, mérito, valor e altruísmo, e bons serviços. A cerimónia decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal, integrada na Sessão Solene Comemorativa.

“É para mim motivo de orgulho, enquanto são-brasense e Presidente desta Câmara Municipal, poder reconhecer publicamente o valor e o mérito de todos os homenageados aqui presentes. A atribuição destas vinte insígnias municipais espelha a nossa essência enquanto membros de uma comunidade ativa que importa dar a conhecer e a valorizar”, sublinhou durante a cerimónia o Presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro.

A insígnia de Bons Serviço foi entregue aos colaboradores da autarquia, com 25 ou mais anos de trabalho e prol do bem comum: António Viegas Gonçalves, Hélder Brito Rosa, Jorge de Sousa Alves e Maria do Rosário Narciso.

A insígnia de Mérito foi entregue aos órgãos de Comunicação Social Local: “O Sambrasense” e “Notícias de São Braz”.

O Sambrasense foi o primeiro jornal local do município, fundado em 1985 por Jacinto Duarte, que o considerou: “um órgão inigualável de difusão de conhecimentos e de incremento de cultura.”

Atualmente, é um mensário regional que defende os valores estipulados há 33 anos, primando pela defesa e interesse do concelho e das suas gentes, contando para tal com a colaboração de mais de 20 colunistas, todos eles, são-brasenses, que contribuem mensalmente nas mais diversas áreas e temáticas do jornal.

Notícias de São Braz

Natural de São Brás de Alportel, Joaquim Manuel Dias é um homem de sete ofícios, e uma verdadeira paixão, o jornalismo.

Começou a ser correspondente para o Jornal do Algarve em 1976, seguindo-se muitas outras colaborações, até que em 1985 colaborou ativamente no Jornal O Sambrasense.

A paixão pelo jornalismo veio para ficar e em 1996 adquire o título “Notícias de São Braz”, do qual é proprietário e diretor até aos dias de hoje, contribuindo de forma inequívoca para a informação prestada aos são-brasenses a viver no município ou por esse mundo fora.

 

A insígnia de Mérito foi entregue a cinco empresas do setor corticeiro ainda em laboração, às quais se deve um determinante contributo no desenvolvimento do concelho ao longo das últimas décadas:

Corticeira Gago Lda.

Teve início na década de 60 a título individual, num pequeno armazém no sítio do Alportel dedicado à indústria preparadora de cortiça. Em 1996 constitui-se como sociedade por quotas “Corticeira Gago, Lda.”, e abre numa nova unidade fabril no parque industrial no Sitio da Barracha, com todas as normas e condições necessárias ao bom funcionamento da atividade. Composta por dois sócios gerentes, esta microempresa familiar é certificada pela entidade Bureau Veritas para o exercício da sua atividade, uma certificação que assegura a competitividade e comprova a qualidade do produto.

Manuel Jacinto & Sousa Lda.

Fundada oficialmente desde 1939, a fábrica de cozer cortiça de Manuel Viegas Jacinto Júnior, no sítio de Almargens, acolhia mais de 100 colaboradores. O filho mais velho, Manuel Viegas Jacinto, homem empreendedor e de visão deu continuidade ao negócio, optando por ficar nos Almargens, e investir na produção de energia rotativa para se dedicar à produção de rolhas naturais, cónicas e de imitação.

Mais tarde, já com os seus filhos Manuel Francisco e Américo Jacinto funda uma outra fábrica na Moita. Em 1983, os seus sucessores, mudam o nome da empresa para o atual Manuel Jacinto & Sousa, Lda. e prosseguem a produção de fardos, rolhas naturais cónicas e cilíndricas e seus subprodutos, aparas e granulados.

Hoje, na 4ª geração, a empresa especializou-se na produção e venda de rolhas que vedam milhões de garrafas em todo o mundo.

NovaCortiça

"Com a dedicação e a competência de ontem, se constrói a responsabilidade de amanhã”, é o lema da Nova Cortiça.

Fundada em 1986 pelas empresas TESA e BARANGÉ, de Espanha e de França, com o objetivo de garantir a fabricação de discos em cortiça natural para aplicação em rolhas para champanhe, a Nova Cortiça ganhou uma nova dimensão em 1987 ao juntar-se à empresa César Correia, Lda., sediada em S. Brás e que sucedera a António Correia, cuja existência vem de 1935.

Empresa Líder P.M.E., com cerca de 40 trabalhadores, a Nova Cortiça dedica a sua atividade principal à fabricação de discos de cortiça natural para rolhas de champanhe e rolhas 1+1. A Nova Cortiça labora ainda na transformação dos subprodutos da cortiça em granulados e aglomerado, acumulando a experiência, a inovação e o rigor, dedicação e responsabilidade, mais-valias ao serviço dos seus clientes."

No sector do Turismo, com a implementação do Cork Factory Tour, a Nova Cortiça trouxe mais de 10.000 turistas a São Brás de Alportel.

António Custódio da Conceição e Filhos Lda.

O início da atividade da empresa António Custódio da Conceição data de 1965, altura em que formou sociedade com Joaquim Carrusca e mais tarde com Júlio Ervilha. Em 1980, dedicou-se à atividade em nome individual, adquirindo em 1990 as atuais instalações. Em 1999 a empresa passou a ter uma designação coletiva que perdura até aos dias de hoje: António Custódio da Conceição e Filhos Lda. A empresa dedica-se à preparação de cortiça, tendo como produto final o fardo de cortiça de várias qualidades e espessuras, que é posteriormente vendida na sua grande maioria para o norte do país.

Francisco Carrusca

A Eco-fábrica da Cortiça dá continuidade à tradição familiar da família Carrusca em torno da indústria Corticeira, tendo como principal atividade a preparação da cortiça em prancha. Uma empresa que alia o tradicional à inovação, numa perspetiva ecológica e de valorização desta matéria-prima em termos utilitários e turísticos.

Esta insígnia foi ainda entregue a três empresas históricas de São Brás de Alportel:

Construtora Manuel Martins Negrão Júnior Lda.

Natural de São Brás de Alportel Manuel Martins Negrão, popularmente conhecido por “Pacharra” iniciou a sua atividade profissional como revendedor de calçado. A Sorte mudou o rumo da sua vida, em 1966, ao ganhar a Lotaria Nacional e criou a Construtora Manuel Martins Negrão Júnior, Lda.

Atualmente, com mais de meio século de existência a construtora são-brasense continua o seu percurso de sucesso, um percurso marcado pela sorte que se concretiza diariamente na possibilidade de construir sonhos, desenvolver São Brás de Alportel e a região do Algarve.

Recauchutagem Chaveca & Janeira

Criada em 1957 por Sebastião de Sousa Chaveca, a Chaveca & Janeira é atualmente por Rui Sebastião Chaveca, e é a principal distribuidora e retalhista do Algarve com volume de vendas superior a 80.000 pneus ano e com mais de 25.000 entradas de viaturas nas nossas 3 as oficinas, empregando cerca de 50 pessoas.

Em 2018, a Chaveca&Janeira está no top 10 a nível nacional no comércio, distribuição e serviços de pneus certificada e cumprindo todas as normas Fiscais, Documentais, Segurança e Ecológicas de Proteção Ambiental, aprovada pelas entidades competentes.

Fábrica de Móveis Beirão

No início da década de 50, Domingos Gonçalves Beirão funda a Fábrica de Móveis Beirão. Gerida por um homem de visão e adepto da inovação, Domingos Beirão, idealizou e construiu uma máquina-multifunções, que viria a ser a primeira de muitas outras, com vista a elevar a competitividade da empresa.

Após o falecimento de Domingos Beirão em 1996, os filhos, Fernando e Aida Beirão deram seguimento ao negócio de família, que prossegue nos dias de hoje, sob gerência de Luis Beirão, neto do fundador. A Fábrica de Móveis Beirão continua a ser uma referência fornecendo mobiliário personalizado para o Algarve e restante pais.

A insígnia de Mérito foi entregue também a são-brasenses com um percurso profissional destacado e inspirador a nível nacional internacional, nomeadamente:

 

Prof. Doutor Amílcar Joaquim Simião Estrada

Natural de São Brás de Alportel, Amílcar Joaquim Simião Estrada cedo se destacou pela capacidade de aprendizagem, tendo o seu percurso estudantil, inclusive universitário integrado o quadro de honra e respetivas bolsas de estudo, quer em Portugal, quer no estrangeiro.

Concluiu com distinção em 1968 o curso de Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Iniciou em 1973 o internato complementar de Pediatria nos Hospitais Civis de Lisboa – Hospital de D. Estefânia, alcançando posteriormente os mais altos patamares da carreira médica hospitalar, tendo sido inclusive o Percursor da Hepatologia Infantil em Portugal, em 1976.

Em 1985, foi convidado a colaborar no ensino da Pediatria na Universidade Nova de Lisboa e em 1987, presta provas de Doutoramento em Medicina, área de Pediatria, com a tese de doutoramento: Síndroma de Alágille, contribuição para o estudo da sua etiópatógenia, tendo obtido a classificação máxima ‒ unanimidade, distinção e louvor.

Manuel João Faísca

Integrado na Equipa de Atletismo da Associação Cultural Sambrasense e federado na Associação de Atletismo do Algarve, Manuel João Faísca é um exemplo de vida ativa, para todos os desportistas. Despertou para o atletismo aos 38 anos e nunca mais parou tendo mais de uma centena de maias maratonas em Portugal e Espanhas e 28 meias maratonas em diversos países do mundo.

Em 2016 participou em 7 Campeonatos Regionais, 11 Campeonatos Nacionais e 4 Campeonatos da Europa e obtive os seguintes títulos na categoria M70. No passado dia 20 de maio, Manuel João Faísca participou no Campeonato Europeu de Estrada e mesmo lesionado alcançou o 9º lugar e garantir manter-se no TOP 10 Europeu.

Procurador da República, Dr. Brás António Conceição Calçada

Nascido e criado em São Brás de Alportel, Brás Calçada licenciou-se em Direito na Universidade Clássica de Lisboa em 1980, em 1981 foi admitido no Centro de Estudos Judiciários prosseguindo o 2º curso de formação de magistrados do ministério público.

Exerceu funções de Delegado de procurador da República no Tribunal de Faro, sendo posteriormente transferido para Lisboa para exercer funções de Procurador da República.

A insígnia de Honra foi atribuída ao Coronel Piloto Aviador Vitor Brito, que ficará para sempre na história da aeronáutica nacional.

O são-brasense Vitor João Lopes de Brito licenciou-se com distinção em Ciências Aeronáuticas na Academia Militar. A sua perícia levou-o em diversas missões, em diferentes cenários, numa longa carreira de 68 anos a voar, mais de 20.000 horas de voo em dezenas de aviões e helicópteros.

Na sua atividade Civil Vitor Brito foi Presidente da Comissão Diretiva da Angolan Airlines, foi criador e presidente da Associação Portuguesa de Operadores de Transportes e Trabalho Aéreo, bem como da Escola de Aviação Aerocondor. SA, entre outras empresas do grupo, todas elas pioneiras no panorama aeronáutico nacional nos sectores de formação de pilotos profissionais de avião e de helicóptero.

A insígnia de Valor e Altruísmo foi atribuída a Alejandro Moreira Barcia e a José António Pádua Paulino.

Alejandro Moreira Barcia

Natural da Galiza, na vizinha Espanha, Alejandro Moreira Garcia emigrou com apenas 9 anos de idade para Nova Iorque, nos Estados Unidos da América.

Aos 19 anos conheceu o amor da sua vida, Maria Damásia Cruz, natural de São Brás, terra que viria a adotar como sua.

Na sua vida profissional foi encarregado de uma empresa de demolição e reciclagem, abraçando paralelamente a missão de bombeiro voluntário, um papel que desempenhou em simultâneo nas buscas e salvamento nos atentados às Torres Gémeas em 2011.

Reformado e a viver em São Brás de Alportel dedica-se de corpo e alma à causa solidária. É membro ativo da Rede de Voluntariado São Brás Solidário, da Loja Social e dos Bombeiros Voluntários, para o qual já conseguiu diversos equipamentos, desempenhando ainda o papel de Provedor do Residente Estrangeiro, um acolhimento personalizado que marca a diferença.

José António Pádua Paulino

Radicado em França, mas com residência em São Brás de Alportel, José António Pádua Paulino é um Mecenas do Desporto ao qual a comunidade, o desporto e a juventude são-brasense muito devem. Paulo financia há cerca de 6 anos viagens a um grupo de jovens jogadores da Sociedade Recreativa 1º de Janeiro, bem como alojamento para os atletas, familiares e dirigentes, a fim de participarem no Torneio Internacional de Futebol, realizado em Mily La Foret, disputado por 24 equipas de diferentes nacionalidades.

Há cerca de 3 anos financia ainda a vinda de uma equipa francesa para participar no Torneio da Sociedade Recreativa 1º de janeiro, a realizar por coincidência neste fim de semana.

Na sua vida profissional, ligada à Pizza Pino, com filiais em diversos pontos do mundo, inclusive em Portugal, no Marshopping, José Paulino emprega inúmeros são-brasenses e ajuda de forma espontânea estes intercâmbios desportivos, um exemplo de cidadania e elevado contributo para a comunidade são-brasense.

 

Por: CM S. Brás de Alportel