O Município de São Brás de Alportel aprovou por unanimidade um voto de pesar pelo falecimento de José Gabriel Clara Neves [1930-2018], tendo decretado Luto Municipal, cumprido nos dias 11 e 12 de maio e colocado bandeira municipal a meia haste, ...

... pelo desaparecimento deste distinto são-brasense destacou-se ao longo da sua vida pela sua participação ativa e cívica na vida da comunidade tendo desempenhado funções enquanto autarca e membro do associativismo local.

José Gabriel Clara Neves exerceu funções de Presidente de Junta de São Brás de Alportel nos mandatos de 1983-1985; 1986-1989, sendo membro da Assembleia Municipal por funções de inerência do cargo. A nível político desempenhou ainda funções de vogal da Assembleia de Freguesia no mandato de 1990- 1993.

A par da vertente política que desempenhou com muita dignidade, José Gabriel foi Tesoureiro da Fazenda Pública, no serviço de Finanças, até se aposentar.

O ímpeto de ajudar o próximo e contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária fez com que fosse secretário da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, bem como secretário de mesa da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel por largos anos.

A sua atividade passou ainda pela dinâmica associativa sendo um eterno enamorado pela música tradicional, integrando inclusive o Grupo de música tradicional Cante Andarilho, bem como pequenas interpretações teatrais ou declamações em eventos de relevo, tal como na Recriação Histórica São Braz d’Alportel 1914 – Uma Viagem no tempo.

A notícia do seu falecimento foi recebida com profundo sentido de pesar e consternação pelo executivo municipal que endereça as mais sinceras condolências e solidariedade fraterna à sua família.

 

Por: CM S Brás Alportel