Após uma campanha solidária com o objetivo de angariar fundos, organizada pela Associação Portuguesa de Cães de Assistência (APCA), no final do ano passado, para ajudar uma família que reside na zona do Algarve, amanhã será entregue o cão de assistência ao Rui a um jovem autista de 16 anos.

Elsa Marques é a mãe deste rapaz. A ajuda que recebe por parte do Estado é praticamente nula: 90€. Aos 2 anos o Rui começou a ser seguido em Coimbra, sendo diagnosticado autismo severo.  Com amor, carinho, empenho, muito trabalho da família e a ajuda da escola que o Rui frequenta, foi possível fazer algo mais do que simplesmente suportar esta doença.

Como a própria refere: “é lutar com unhas e dentes para que o meu filho vá em frente”. Neste momento o Rui continua a ser seguido em Coimbra onde vai anualmente. A Dra. Guiomar Oliveira, médica do Rui, dá os parabéns à família, referindo que o Rui está espetacular pois nem os diagnósticos mais favoráveis conseguiram o resultado que a família alcançou.

Apesar destes progressos, a mãe confessa humildemente que não tem possibilidades financeiras para ajudar o seu filho como deseja e como ele merece.

Para a família, o Rui é um orgulho. Alcançou o 3º lugar num concurso de pintura aos 7  anos e mais alguns prémios ao longo da sua vida. Agora com 16 anos está a frequentar o 10° ano mas precisa de ajuda. Isto tudo sem nunca ter tomado medicação. Os 16 anos de um jovem já é complicado quanto mais numa pessoa autista.

O Rui respeita os cães e temos a certeza que um cão de assistência fará toda a diferença na sua vida, tal como já aconteceu em outros casos.

Este projeto nasceu em 2014 e certifica cães de assistência na área de "Medical Dogs" em Portugal e no estrangeiro: animais que apoiam pessoas com problemas de diabetes, mobilidade reduzida, epilepsia, autismo, entre outros. Em alguns casos, estes animais já ajudaram a salvar vidas, dando o alarme quando os donos se encontram em situação de risco.

 

Por: Article Land