No âmbito da preservação, valorização e promoção do património imaterial de Castro Marim, foram realizados, durante os últimos dois anos, os documentários «Os Dias do Sal» e «A Sabedoria na Ponta dos Dedos – O Mito do Acordeão Algarvio», ambos da autoria de Ivan Dias.

Sexta-feira, dia 15 de junho, pelas 21h, o Revelim de St. António acolhe a apresentação de “Os Dias do Sal”. Um trabalho inédito, com a participação de Carlos do Carmo, Pilar del Rio, João Frade e os homens e mulheres do sal de Castro Marim. A identidade castromarinense, profundamente ligada à exploração do sal, é o âmago deste documentário, que vai muito além da explanação da atividade salineira e que procura descortinar o sal que há nas vidas de quem entrega a vida ao sal.

“A Sabedoria na Ponta dos Dedos – O Mito do Acordeão Algarvio” é o primeiro registo imaterial de valorização e promoção do acordeão na cultura algarvia, num trabalho articulado com a Associação Mito Algarvio e a participação de grandes mestres com a sabedoria na ponta dos dedos, e será apresentado no sábado, pelas 21h00, também no Revelim de St. António. 

“São trabalhos riquíssimos do ponto de vista da conservação e divulgação do património local imaterial, resultado de dois anos de recolha intensiva de testemunhos e histórias de vida. As apresentações decorrem neste espaço privilegiado que é o Revelim de St. António, de contacto com a natureza e com o património, ar livre e em ecrã gigante”, realçou a vice-presidente e vereadora da cultura, Filomena Sintra.

Os dois documentários são uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim, com a chancela da Direção regional de Cultura, contando o “Dias do Sal” com a colaboração do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, da Cooperativa Terras de Sal, da empresa municipal Novbaesuris e com o cofinanciamento do Programa Operacional MAR 2020.

 

Por: CM Castro Marim