No próximo dia 16 de junho, pelas 14h00, será inaugurada uma escultura em homenagem ao ameixialense José Rosa Madeira que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vitor Aleixo, do Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, do presidente da Junta de Freguesia do Ameixial, José Carrusca, e do artista plástico Miguel Cheta.

José Rosa Madeira (1890-1941), ativo homem da cultura, anteviu a excelência do poeta António Aleixo, antecipou a riqueza da fotografia para registar memórias e entendeu a importância da arqueologia para o conhecimento do nosso passado. É neste contexto que doou a Museus muitas das peças arqueológicas que recolheu, onde se destaca um importante conjunto de estelas com escrita do Sudoeste da Idade do Ferro, a primeira forma de escrita da Península Ibérica com cerca de 2500 anos e ainda hoje por decifrar. Estas peças podem hoje ser vistas na exposição de arqueologia: “LOULÉ. Territórios, Memórias, Identidades” em Lisboa, numa iniciativa conjunta dos Museus Nacional de Arqueologia e Municipal de Loulé.

O projeto escultórico do artista plástico Miguel Cheta, em aço Corten, revela esta multiplicidade de interesses através de um texto biográfico que também serve de contorno do perfil do homenageado enquanto ideia mais conceptual e menos formal de busto. O texto na escultura apresenta-se de forma envolvente e delicada, permitindo assim que o espectador disfrute da paisagem e observe a sua constante metamorfose na sua relação direta com o tempo.

A escultura integra o conjunto de intervenções artísticas em espaços públicos que tem vindo a ser realizadas no Ameixial, no que se pode chamar um projeto de “galeria” no território onde a criação de património artístico é feita a partir de património arqueológico local – tendo já peças das artistas plásticas Sara Navarro e Leonor Pêgo. Esta peça também se junta ao conjunto de ações que a Autarquia tem promovido para um desenvolvimento local e de valorização do Património Cultural do interior do Concelho de Loulé, como são as iniciativas do festival de caminhadas do Walking Festival Ameixial, iniciativa da Proactivetur, e a futura valorização dos sítios arqueológicos da escrita do Sudoeste e das Antas do Ameixial. 

A merecida homenagem a José Rosa Madeira na sua terra natal reconhece, assim, o seu amor pela sua terra, a paixão pelas suas origens serranas e a atração pela passagem do tempo, fazendo dele um homem singular a quem o país deve parte da nossa história e identidade.

 

Por: CML/GAP /RP