IMAGEM DO EVENTO VOLTA A SER CRIADA POR ANDRÉ BOTO

A imagem da XV Feira Medieval de Silves volta a ser uma criação do fotógrafo André Boto. Tendo como tema base a “Silves, 1189. A Conquista”, dará a conhecer o famoso episódio da história da cidade, no qual o Rei D. Sancho I, com ajuda dos Cruzados que se dirigiam à Terra Santa, toma a cidade.

«Creio que a imagem deste ano é muito poderosa e fará, por certo, trabalhar a imaginação de quem a vir, convidando a que possam estar em Silves, de 10 a 19 de agosto, na XV edição deste evento», diz Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves. «Queríamos, precisamente, continuar a dar uma dimensão de grande dramatismo, diria mesmo cinematográfica, a esta criação, já que a história de Silves, cheia de episódios grandiosos, personagens de grande poder e influência, lendas e poesia, nos permite explorar com muita força tudo o que diz respeito à produção visual», reforça a autarca.

Na sessão fotográfica que permitiu a criação da imagem da XV Feira Medieval de Silves procurou-se criar uma imagem vívida e dramática de dois guerreiros, um cristão e um muçulmano, que certamente, ao longo dos vários meses que durou o cerco à cidade (de junho a setembro, mais precisamente até dia 3 desse mês) e durante o confronto se terão enfrentado. A determinação de ambos os lados em confronto está retratada, bem como a presença de todos os demais que viviam na cidade ou que seguiam os combatentes, personificados pelo místico rosto que aparece quase como que uma sombra e as mulheres e crianças, personificados pela jovem que olha o infinito, em busca de melhores dias.

André Boto contou com a participação de vários modelos, todos voluntários: Bruno Guerreiro (o cristão), António Santos (o muçulmano), Catarina Marreiros (a jovem) e Eduardo Ramos, o músico silvense que, mais uma vez, se associa a este evento, onde também atua todos os anos. Aliás, estes modelos são, mais uma vez, pessoas que têm uma relação com a Feira Medieval, participando e visitando-a, fazendo parte da sua história e dos afetos que ela proporciona.

André Boto residiu em Silves por longos anos e tem nesta cidade as suas origens. O seu currículo inclui inúmeras distinções entre as quais, as últimas, recebidas em 2016 e 2017, são:

•          2017 - Medalha de Prata no concurso MIFA - Moscow International Foto Awards 2017, Rússia

•          2016 - Master Qualified European Photographer - com fotografia de interiores

•          2016 - 3º Prémio no concurso "NYC4PA - Macro", EUA

•          2016 - Vencedor da categoria de "Paisagem e Habitats" no concurso "AMBID 2016"

•          2016 - Menção Honrosa do concurso "Motif Collective - Shadows"

•          2016 - 6º Lugar no concurso "Night Photography & Light Painting"

•          2016 - Menção Honrosa no concurso "FAPA - Fine Art Photo Awards - Photomanipulation"

•          2016 - 2 Nomeações no concurso "Not Indoor Photography - 2016"

•          2016 - 2 Menções Honrosas e 5 Nomeações no concurso "La Grande Awards

•          2016 - 4 Nomeações no concurso "11th Black and White Spider Awards"

•          2016 - Nomeado/Finalista no concurso "1000 for 1 - New Eyes"

Anita Oliveira (do salão de cabeleireiro Anita, em Silves) realizou, também por mais um ano, a caracterização dos personagens – cabelo e make up -, com grande qualidade. Anita Oliveira formou-se na Alemanha e exerce a profissão há mais de 30 anos, realizando formações constantes, para aperfeiçoamento da técnica.

A sessão fotográfica decorreu na Casa da Cultura islâmica e Mediterrânica, tendo a autarquia contacto com a colaboração, para esse efeito, do Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves (CELAS).

Patrocinadores: Região de Turismo do Algarve, Delta, Doner Kebab Al-Sultão, Fiesa Prosand, Crazy World, Aqualand.

 

Media partners: Sul Informação e Rua FM

A Feira Medieval de Silves é um ECOevento, certificado pela Algar.

 

Por: CM Silves