RAUL, Um Espetáculo de Homenagem a Solnado chega à sua última paragem no Teatro das Figuras, em Faro, para um espetáculo único a 7 Julho, pelas 21h30.

Depois de uma passagem por Lisboa, Porto, Figueira da Foz, Póvoa do Varzim e Aveiro, a peça, produzida pela UAU, revisita as suas rábulas mais hilariantes, pela voz de Telmo Ramalho, agora a Sul do país. Textos como “É do Inimigo?” e “A Guerra de 1908” ou canções como “Malmequer” e “Timpanas” são reinterpretados por este seu antigo aluno, como forma de tributo ao seu professor e amigo.

Um espetáculo com humor e muita saudade, no qual Telmo Ramalho evoca a memória do seu mestre contando como encontrou em Raul Solnado a vontade, a força e a inspiração para ser ator. Tudo isto com um sorriso e gargalhadas, ou não estivéssemos a visitar quem sempre nos pediu: “Façam o favor de ser felizes”.

Raul Solnado tinha o dom de fazer rir, quando o quadro nacional restringia o dom da comédia, fosse em rádio, teatro e, mais tarde, televisão. Usava a comédia para fazer chegar uma mensagem, por vezes, mesmo sem falar. De aprendiz tornou-se mestre, guiando os amantes da representação, nomes que ainda hoje o relembram com saudade.

Telmo acrescenta “A minha história com Raúl começou em 1996. Mas só mais tarde descobri o homem que ainda hoje me inspira, cada vez que subo ao palco, e que neste espetáculo quero homenagear. E, num misto de humor e fascínio, acrescento também um pouco de mim”.

 

Por: Marcos Rocha