Este verão, a Câmara Municipal de Aljustrel vai associar-se, uma vez mais, ao programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas» do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). A ação vai decorrer de 1 de julho a 15 de setembro e dirige-se a jovens dos 18 aos 30 anos.

O Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas é um programa de voluntariado juvenil, que decorre todo o ano, no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, e que pretende sensibilizar as populações, prevenir contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, monitorizar e recuperar territórios afetados.

Em Aljustrel, o programa contará com a participação de 20 jovens (quatro por quinzena) que irão prestar ajuda na prevenção de incêndios florestais, mais concretamente na vigilância fixa aos incêndios rurais. 

Recorda-se que no ano anterior, os voluntários detetaram alguns incêndios, cuja deteção precoce foi fundamental para uma resposta rápida dos meios de combate e minimização do impacto dos fogos. Esta ação de voluntariado contribuiu para diminuir a área ardida no concelho, ao mesmo tempo que os jovens ganharam consciência da necessidade de cuidar da floresta para garantir o futuro.

Os jovens interessados deverão inscrever-se nos projetos disponíveis na Plataforma informática, até 10 dias antes da data de início de cada projeto e apresentar condições de idoneidade para o exercício do voluntariado para a natureza e florestas:  https://programas.juventude.gov.pt/florestas

 Para mais informações: contactar o serviço municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Aljustrel.

 

Por: CM Aljustrel