A Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, estará em direto, no programa «Agora Nós» da RTP, emitido habitualmente a partir das 14h45, no próximo dia 21 de junho, promovendo a participação da autarquia nas 7 Maravilhas da gastronomia.

Presentes com a autarca silvense, para falar da mesa e dos produtos que Silves leva a concurso, estará a cozinheira Idalina Grave (Restaurante Recanto dos Mouros) e Aníbal Neto, enólogo e representante da Rota dos Vinhos do Algarve.

Ao todo, estarão presentes 49 mesas regionais. Cada uma delas será apresentada numa gala transmitida em direto pela RTP, aos domingos à noite, entre 22 de julho e 16 de setembro. Silves verá a sua mesa ser apresentada na gala de dia 26 de agosto, transmitida em direto de Tomar com a participação de Sintra, Sever do Vouga, São Roque do Pico, Chaves e Arraiolos.

"Silves: Da Serra ao Mar" é o nome da Mesa com a qual a autarquia silvense se candidatou ao concurso “7 Maravilhas à Mesa”. O ensopado de Javali e a Feijoada de Buzinas são os pratos que, atravessando o território silvense desde a serra ao litoral - complementados com os sabores do barrocal, onde o aroma dos citrinos se destaca - são o ponto forte desta Mesa, regada com os Vinhos de Silves. 

7 Maravilhas à Mesa é um projeto com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, desenvolvido em parceria com a AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, e a AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

Mais sobre a mesa “Silves: da serra ao mar”

«Queremos que Silves possa estar presente com os seus produtos que, sobretudo, são a marca das suas gentes e da sua capacidade de trabalho e de criação: o que comemos, a nossa gastronomia é mostra da nossa sensibilidade, do nosso olhar atento à natureza que nos rodeia, é sinónimo da nossa franqueza e capacidade de acolhimento e, sobretudo, da nossa capacidade de gostar de tudo o que é verdadeiramente bom», refere Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves.

Ênfase especial será dado ao javali enquanto elemento gastronômico mais apreciado na zona serrana do território, que é normalmente acompanhado por vinhos tintos produzidos no concelho, caracterizados pelos aromas a frutos bem maduros e sabor aveludado e quente. O Ensopado de Javali, carne de sabor delicado e um pouco exótico, acompanhado por uma fresca e arrojada salada de rúcula, agrião, hortelã e laranja, será o rei desta mesa, onde também estrará presente uma Feijoada de Buzinas, que junta o apreciado molusco gastrópode de delicado sabor marítimo ao feijão colhido e plantado no interior do concelho. Dá-se, desse modo, uma imagem do sector mais a sul do concelho, onde é possível degustar iguarias marítimas, mas que congregam igualmente elementos do interior, permitindo proporcionar uma simbiose harmoniosa entre a frescura do litoral e a herança cultural alicerçada por uma influência mourisca, bem patenteada no Castelo de Silves.”

Na transição entre a serra e o litoral, sobressai o barrocal onde é possível sentir o aroma a citrinos ou não fosse Silves a “Capital da Laranja”, proporcionando uma transição suave juntamente com os "vinhos frescos" beneficiando dos solos argilo-calcários proporcionam um néctar com maior acidez e taninos mais equilibrados. Dai que, nesta mesa, também estará presente a Laranja de Silves, cultivada no barrocal e que beneficia de características edafo-climáticas únicas, que lhe conferem um paladar inigualável.

Para acompanhar estes pratos, foram selecionados três vinhos, que permitem apreciar todas as nuances das propostas apresentadas:

O Barranco Longo Rosé 2015 - Predomina o aroma a frutos vermelhos tendo uma entrada cremosa na boca e terminado com grande frescura;

O Paxá Sauvignon blanc 2014 - Apresenta uma cor citrina, sendo robusto e suave, com algum corpo e grande capacidade de evolução;

E o Quinta do francês 2015 - As vinhas crescem numa variedade de solos como argila, calcário, grés e mesmo umas zonas com xisto, produzindo uvas de alta qualidade.

 

Por: CM Silves