Quarta, 18 de Julho de 2018 |
Todo o país com risco muito elevado de exposição à radiação UV

12:49 - 17/06/2018     202 visualizações ATUALIDADE
Imprimir
Portugal apresenta hoje um risco de exposição à radiação ultravioleta (UV) «muito elevado» em todo o território, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para as regiões com risco 'muito elevado', o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é 'baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').

Para hoje no continente, as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera apontam para céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado e com neblina e nevoeiro no litoral centro até ao início da manhã, e para uma subida de temperatura, em especial da máxima e nas regiões do litoral.

O vento soprará fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante norte, soprando moderado a forte (até 40 km/h) na faixa costeira ocidental, em especial a norte do Cabo Raso e durante a tarde, e nas terras altas estará fraco a moderado (até 30 km/h) predominando de nordeste, sendo moderado a forte (até 45 km/h) até ao início da manhã e no final do dia.

Nos Açores, grupo ocidental, são esperados períodos de céu muito nublado, com boas abertas, e a possibilidade de aguaceiros fracos. O vento será de sudoeste bonançoso (10/20 km/h), rodando para sul.

Para as ilhas dos grupos central e oriental, as previsões apontam para céu geralmente pouco nublado, com o vento a soprar fraco a bonançoso (05/10 km/h) do quadrante sul.

Na Madeira, o céu estará geralmente muito nublado com abertas nas vertentes sul, sendo ainda esperados aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas até ao início da manhã.

O vento estará moderado a forte (25 a 40 km/h) de nordeste, soprando forte (40 a 50 km/h), com rajadas até 70 km/h, nas terras altas e no extremo leste da ilha da Madeira.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 29 graus Celsius em Lisboa, 30 em Faro, 26 no Porto, 30 em Bragança, 25 em Ponta Delgada e 24 no Funchal.

 

Por: Lusa

 

 
Newsletter
Preencha o campo para subscrever a newsletter
notícias mais lidas


 
 
CATEGORIAS
A VOZ DO ALGARVE
APOIO AO CLIENTE
Visite-nos