Decorre, no dia 30 de junho, pelas 21h00, na Praça da República, o «Auto da Floripes», pelo Núcleo Promotor do Auto da Floripes 05 de Agosto. Um momento teatral que encerra as celebrações dos Santos Populares, em Tavira.

Este auto é uma peça de teatro popular português do género guerreiro e do ciclo carolíngio. Tem a matriz literária na fábula histórica do Imperador Carlos Magno e dos Dozes Pares de França. Narra batalhas lendárias do Imperador e dos seus grão-vassalos contra os turcos da Hispânia (antiga província romana).

O “Auto da Floripes” retrata a batalha épica do cavaleiro cristão Oliveiros contra o gigante sarraceno Ferrabrás, rei de Alexandria, vitória e aprisionamento do primeiro e intervenção da princesa turca Floripes.

Esta peça é uma das últimas representantes seculares dos autos medievais com características próprias do teatro popular minhoto dos cânticos, das danças e da sátira, onde o profano se mistura com pormenores burlescos e resquícios pré-romanos e pré-cristãos.

De autoria e génese anónimas, o “Auto da Floripes” é um património da humanidade composto por mais de vinte séculos de história, dez séculos de literatura, três ou quatro séculos de teatro popular e por um povo fantasista que absorveu, criou e transmitiu várias influências culturais.

 

Por: CM Tavira