Projeto «A nossa Casa é um planeta» chegou ao Algarve, através de São Brás de Alportel

O Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, deu início a um programa de ações de sensibilização ambiental em São Brás de Alportel, dirigidas a alunos do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.

De 5 a 14 de junho, decorreram diversas palestras sobre microplásticos dirigidas a turmas dos 8.º e do 10.º anos e dinamizadas pela Agência Portuguesa do Ambiente-Algarve, bem como a sensibilização para a importância da separação de embalagens recicláveis, dinamizada por técnicos da Algar - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A assim como a apresentação do projeto de educação ambiental “A Nossa Casa é um Planeta”.

Este último projeto foi apresentado no Quartel dos Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, local onde foi instalado um planetário itinerante de 360º, onde foram projetados filmes - em versões adaptadas a diferentes faixas etárias- sobre as temáticas da redução, da reutilização, da recuperação, da reciclagem de materiais e sobre a energia.

Uma iniciativa que visa contribuir para uma cidadania ativa no âmbito do desenvolvimento sustentável e incentivar a construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos.

No final de cada sessão, os alunos participaram ainda em jogos temáticos e receberam materiais pedagógicos.

O projeto “A Nossa Casa é um Planeta”, do Grupo Empresa Geral do Fomento, resultou de um trabalho conjunto das empresas: Algar, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valnor e Valorminho e contou com o apoio do Fundo Ambiental e da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020. Um projeto inovador apresentado pela primeira vez no Algarve, em São Brás de Alportel.

Ainda no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, o Município de São Brás de Alportel apresentou a 9 de junho, no Mercado Municipal, um novo folheto informativo que dá a conhecer os arbustos autóctones do concelho.

Um programa promovido pelo Município de São Brás de Alportel, através do Centro de Interpretação e Educação Ambiental “Quinta do Peral”, em parceria com a Algar, com Agência Portuguesa do Ambiente-Algarve e com o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.

 

Por: CM S Brás de Alportel