O centro histórico de Lagos vai ter circuitos extraordinários de recolha de resíduos. Antevendo uma concentração elevada de população flutuante durante o período de verão e um acentuado aumento de produção de resíduos, a Câmara Municipal traçou um plano de reforço do dispositivo de limpeza urbana para o centro histórico da cidade que está já em execução.

À varredura diária dos arruamentos e à lavagem de ruas de acordo com as necessidades, juntam-se: a recolha de resíduos das papeleiras duas vezes por dia (com recolha extraordinária realizada no final de cada dia); a recolha extra de recicláveis (papel, cartão e embalagens) entre as 18h00 e as 20h00; e a recolha de resíduos sólidos urbanos todos os dias da semana entre a 0h00 e as 6h00, acrescida de uma recolha extra de sacos depositados indevidamente durante o dia, a ter lugar entre as 15h00 e as 17h00.

Este reforço de meios foi acompanhado de um esforço acrescido de articulação com os vários operadores envolvidos, designadamente a ALGAR, sensibilizando a referida entidade para a necessidade de assegurar a recolha dos pontos mais críticos e de maior deposição de recicláveis, como sejam os ecopontos junto ao Mercado e na Praça do Infante. Em resultado desta ação irá ser assegurada a recolha diária, tendo sido contratada uma empresa para fazer a limpeza das envolventes das ilhas ecológicas.

Ao nível da sensibilização, esta foi direcionada aos consumidores não-domésticos, numa ação porta-a-porta, realizada pelo serviço de fiscalização ambiental da autarquia, que teve como objetivo promover a adesão dos comerciantes e estabelecimentos de restauração e bebidas à ALGARLINHA - um serviço gratuito de recolha porta-a-porta de embalagens recicláveis (papel, cartão, plástico, metal/ECAL e vidro) - e evitar a concentração excessiva destes resíduos nos ecopontos e suas imediações. A pensar nos consumidores domésticos, a autarquia irá também distribuir um folheto informativo recordando as regras de deposição e as coimas associadas aos incumprimentos, no sentido de apelar à consciência cívica e ambiental dos residentes e de todos os que neste período utilizam o espaço público, cuja boa manutenção depende da colaboração dos cidadãos.

A preocupação ambiental da autarquia passa igualmente pela utilização de veículos menos poluentes, estando previsto que a recolha diária extra de resíduos e de recicláveis pelos serviços de higiene urbana seja feita com recurso a uma viatura elétrica.

 

Por: CM Lagos