O Hastear das Bandeiras Azuis e de Praia Acessível no município decorreu recentemente e marcou o arranque da Campanha «Lagos na Onda do verão 2018».

Em 2018 o programa nacional Bandeira Azul é dedicado ao tema “O Mar que Respiramos”, uma vez que 50% do dióxido de carbono lançado na atmosfera é absorvido pelos oceanos e 70% do oxigénio da Terra é produzido pelo plâncton marinho. Assim, o papel das florestas marinhas é fundamental, sendo as algas mais pequenas que nos dão o ar que respiramos. O caminho para trabalhar este tema passa pela educação ambiental e pela adoção de comportamentos mais racionais e eficientes na utilização de recursos.

Este ano, a Câmara Municipal de Lagos volta a associar-se à iniciativa, com a Campanha “Lagos na Onda de Verão 2018”, alertando também toda a comunidade para esta temática.

No município, os resultados da filosofia da Bandeira Azul ao longo dos anos são bem visíveis. Este ano, e numa cerimónia que decorreu no dia 22 de junho, e que contou com a presença do executivo municipal, técnicos da autarquia e vários convidados, Lagos volta a ostentar, em todas as zonas balneares do município a Bandeira Azul, garantia da qualidade das suas águas balneares, das suas infraestruturas de apoio, bem como do interesse das ações de informação e sensibilização ambiental levadas a cabo pela autarquia.

Praia da Luz, Porto de Mós, Praia da Batata, Meia Praia, Camilo e D. Ana são as seis praias que contam com este galardão. Nas primeiras quatro, o município também ostenta a Bandeira Praia Acessível – Praia para Todos, que garante um acesso mais facilitado a cidadãos com mobilidade condicionada, designadamente através de estacionamento reservado junto ao areal e rampas apropriadas para cadeiras de rodas.

Para a Presidente da autarquia, Maria Joaquina Matos, “é um orgulho poder hastear a Bandeira Azul nas nossas zonas balneares, o que é sinónimo de cumprirmos todos os critérios necessários à obtenção deste, e de outros, galardões e distinções que certificam Lagos como destino turístico de excelência não só em termos de qualidade ambiental, mas também do património cultural e da sua identidade local”. A autarca aproveitou a ocasião para, uma vez mais, e agora publicamente, agradecer tanto a todos os patrocinadores da Campanha Lagos na Onda do verão 2018” uma vez que “sem o seu apoio dificilmente a Campanha acontecia com estas dimensões e impacto”, como a todos os que apoiam, direta ou indiretamente, a promoção desta iniciativa. A presidente terminou chamando a atenção de todos os presentes para as exposições ali patentes, uma da autoria do ZooLagos e uma outra, mais recente e que esteve no Espaço Jovem - “Apneia de Plástico”, da autoria de Luis de Matos, desenvolvida pelos alunos de 6 e 7 anos da Escola de Sta. Maria, e que pretende exatamente alertar para a problemática dos plásticos nos mares e oceanos.

Mais uma vez, o Presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, fez questão de estar presente em Lagos e associar-se a esta importante iniciativa no município. O responsável pelo turismo na região referiu que “o Algarve tem já uma diversificada oferta, que integra um conjunto de atividades e experiências para quem nos visita ao longo de todo o ano, mas é preciso lembrar que as praias continuam a ser, para os nossos mercados externos, fatores diferenciadores”. Frisando o facto de que alcançar este galardão “representa muito trabalho, durante muitos anos e todos os dias do ano (um trabalho quase invisível, mas fundamental)”, Desidério Silva terminou a sua intervenção agradecendo “o esforço a todos os autarcas do Algarve que têm feito um grande investimento nesta área. E dando os parabéns ao concelho de Lagos pelo seu trabalho em rede, conseguindo manter e/ou criar parcerias para alcançar estes bons resultados”.

 

Por: CM  Lagos