Nos meses de julho, agosto e setembro, a Câmara Municipal volta a promover os Passeios Culturais, este ano com o tema «Lagos, a Cidade dos Sonhos e dos Segredos», com o intuito de dar a conhecer aspetos e curiosidades particulares e identitárias da cidade, onde figuram alguns trabalhos únicos a nível nacional. Conheça-os!

A cidade de Lagos marcadamente inscrita na História de Portugal, tem associado um conjunto de factos e episódios centenários que ainda hoje é merecedora de créditos na historiografia nacional e internacional. Localidade visitada por reis e nobres; palco das primeiras aventuras por terras desconhecidas cimentou o seu desenvolvimento e grandeza em suportes culturais-mentais de tomadas de decisão que a vincularam para a intemporalidade. Da presença e grandeza do Passado, subsistem ainda valores materiais dos tempos dos Descobrimentos e das principais etapas cronológico-culturais de alguns dos reinados mais importantes dos séculos XV ao XVIII. A par desta dinâmica temos ainda vestígios da sua grandiosidade militar, da heráldica régia e senhorial (por exemplo os Brasões de Armas do Marquês de Niza e do Conde de Avintes), da arquitetura religiosa, etc. Este ano as visitas decorrem sob 4 grandes temas: A Arquitetura Religiosa e a Capela dos Ossos da Igreja de São Sebastião; A Arquitetura Militar e o Castelo dos Governadores; A Arquitetura Manuelina no Centro Histórico de Lagos e A Heráldica dos Reis e Rainhas no Património Arquitetónico de Lagos.

Não deixe de conhecer a Cidade dos Sonhos, porque daqui, e apenas como exemplo, D. João I partiu para a conquista de Ceuta. Terra de Segredos, porque em cada rua e esquina do seu Centro Histórico se revelam pormenores e, em alguns dos casos, trabalhos únicos a nível nacional.  

Os Passeios Culturais são pedestres e decorrem durante este verão, em horário diurno e noturno. As Inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, no Posto de Turismo Municipal - Praça Gil Eanes (pim@cm-lagos.pt) até 2 dias antes do passeio pretendido.

Consulte o programa em anexo.

 

Por: CM Lagos