Um programa cultural de Verão com todas as artes

O programa cultural Verão em Tavira propõe, no período entre julho e setembro, iniciativas que despertarão, certamente, o maior interesse em todos: naturais, residentes e visitantes.

Com início a 01 de julho o “Cenas na Rua” - Festival Internacional de Teatro e Artes na Rua, na sua 14ª edição, continuará a ser um acontecimento relevante no panorama artístico do sul do país. Oferece, durante uma quinzena, grande diversidade de espetáculos e muitas intervenções em espaços diferenciados da cidade.

Na primeira quinzena de julho, atuam companhias nacionais como a Companhia da Esquina (sobre obras de Almada Negreiros e Gil Vicente), Erva Daninha (dança/novo circo), Armação do Artista (performance itinerante), Ana Bola (stand up/comédia) e a Lisbon Poetry Orchestra (música e poesia) e de outros países chegam os Teatro SÓ (luso-germânicos), Niño Costrini (Argentina), os franceses Cia. Des Quidams e Circ Rouages, Teatro Necessario (Itália) e os espanhóis La Industrial Teatrera, La Tal e La Nordika.

O “Jazz no Palácio” decorrerá, nas noites de 19, 20 e 21 de julho, no terraço do Palácio da Galeria, com concertos do quinteto de João Barradas (“Home”), a cantora cabo-verdiana Carmen Souza (“Creology”) e o trio do pianista João Paulo Esteves da Silva (“Brighttbird”, estreia em Tavira).

No parque do Palácio da Galeria estarão vozes femininas. A consagrada Teresa Salgueiro acompanhada da cantora israelita e internacional Noa, a revelação Carolina Deslandes e a fadista Gisela João.

A Praça da República e o Jardim do Coreto terão uma programação especial com diversos nomes do panorama musical, a cabo-verdiana Nancy Vieira, o cantautor Luiz Caracol, a cantora algarvia Viviane, “Os Quatro e Meia” de Coimbra, o cantor Tatanka, a Orquestra Clássica do Sul, a Gala Lírica dedicada à 7ª Arte, a companhia andaluza de flamenco de Anabel Veloso, os Pauliteiros de Miranda, as adufeiras de Paul, a orquestra de harmónicas de Ponte de Sôr, os cantadores de Aldeia Nova de São Bento e, ainda, o “Fado no Coreto”, a Banda de Musical de Tavira, o folclore e outras novidades…

A “Mostra Ar livre Cinema 18”, de 05 de julho a 05 de agosto, organizada pelo Cineclube de Tavira, ocorrerá nos claustros do Convento do Carmo.

A rua do Cais receberá, de julho a setembro, feiras e mostras ligadas à cultura, é o caso da Feira do Livro de Tavira, este ano, com 42 presenças de editoras e livreiros, dos Ofícios, das Antiguidades e Velharias, assim como a Feira de Stocks promovida pela Associação Baixa de Tavira.

Entre 13 e 15 de julho, haverá “Tavira por provas”, um evento dedicado aos vinhos.

No Palácio da Galeria - Museu Municipal de Tavira estará patente a exposição “Mulheres Modernas na obra de José Almada Negreiros” com inauguração a 07 de julho, numa parceria entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a Câmara Municipal de Tavira. Será uma das grandes exposições do ano em Portugal.

Também estarão patentes as exposições “Dieta Mediterrânica, Património Cultural Milenar” no Palácio da Galeria, “Tavira Islâmica“ e “Arqueologia em Tavira: Desvendando o Passado” no Núcleo Islâmico do Museu Municipal de Tavira.

Entre 06 e 09 de setembro, terá lugar a VI Feira da Dieta Mediterrânica, acontecimento cultural internacional que atrai de forma crescente dezenas de milhares de visitantes a Tavira, inserida no Plano de Salvaguarda da Dieta Mediterrânica, elemento inscrito na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

É a celebração anual e a confraternização na comunidade representativa de Portugal, Tavira.

Aqui se apresentam muitos motivos de interesse para que todos tenham um bom Verão em Tavira.

Toda a programação detalhada será disponibilizada no site www.cm-tavira.pt.

 

Por: CM Tavira