No dia 7 de Julho, às 17h00, inaugura no Museu de Portimão a exposição «Brinquedos de lata».

A mostra que reúne peças fabricadas em Portugal, como lambretas, triciclos, carros, camiões, comboios, aviões, fogões, máquinas de costura, ferros de engomar, baldes e pás de praia, entre outros objetos, resulta do interesse de Carlos Anjos e do restaurante CAN the CAN, em Lisboa, na recolha e coleção deste género de artefactos e no facto de estes terem aceitado o desafio do Museu para os dar a conhecer ao público neste espaço museológico.

Foi no início do século passado que a produção dos primeiros brinquedos tradicionais em lata “chapa de folha-de-Flandres” se iniciou em Portugal, pelas mãos do artesão José Augusto Júnior “JAJ”.  

Com a 2ª Guerra Mundial a folha-de-flandres começou a escassear dando origem à procura desta matéria-prima, sobretudo na região norte, em Alfena e depois em Gondomar e Ermesinde, em fábricas de conservas de Matosinhos, nas litografias de chapa e sucatas, reutilizando as sobras e as latas já utilizadas, de forma a dar continuidade ao fabrico de brinquedos.

Considerando que maioritariamente os brinquedos passaram a resultar da reciclagem de latas de azeite e sardinha faz sentido que estas memórias sejam agora partilhadas num espaço que outrora foi uma antiga fábrica de conservas.

Os brinquedos em exposição constituem-se como um marco na vivência das gerações entre os anos 20 e 60 (seculo XX), sobrevivente ao esquecimento e à chegada do plástico. Estas memórias coloridas podem ser recordadas e apreciadas no Museu de Portimão até ao dia 2 de Setembro, no seguinte horário: até 31 de Julho, de quarta a domingo, das 10h00 às 18h00 e à terça, das 14h30 às 18h00 e no horário especial de verão de 1 a 31 de Agosto, de quarta a domingo, das 15h00 às 23h00 e à terça entre as 19h30 e as 23h00.

 

Por: CM Portimão