Trazer o Lagoa Wine Show para as ruas do coração da cidade e fazer delas um espaço de convívio para apreciar vinhos de várias regiões vitivinícolas do país, ouvir fado e apreciar petiscos portugueses é uma aposta ganha para o concelho de Lagoa.

O Lagoa Wine Show, que ocupou durante três noites a Praça da República, o Largo Alves Roçadas e a Rua Coronel Figueiredo, atraiu à cidade 3.000 visitantes por noite e mais de 30 expositores das regiões vitivinícolas do Algarve, Alentejo, Lisboa, Tejo, Setúbal, Bairrada, Dão e Vinhos Verdes.

O conceito de Vinho, Gastronomia e Fado encheu as ruas da cidade e o seu público não desanimou com a chuva que se fez sentir no primeiro dia. O presidente da autarquia, Francisco Martins, manifestou-se, assim, “muito satisfeito com a passagem deste certame do Centro de Congressos do Arade para o centro da cidade”, justificando o investimento que foi feito no nas artérias comerciais como forma de dinamizar o comércio local.

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Florestas, que marcou presença no dia inaugural, elogiou o evento afirmou que Lagoa é “a Capital do Vinho no Algarve”, referindo ainda que “Vivemos um tempo bom no vinho e na vinha no Algarve. É verdade que a área tem vindo a diminuir, mas a produtividade disparou e hoje a qualidade do vinho algarvio é reconhecida a nível nacional”, realçou Miguel Freitas.

O Secretário de Estado provou um pouco do programa do Lagoa Wine Show, na companhia de Fernando Severino, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve; do Presidente e Vice-Presidentes do município, respetivamente Francisco Martins e Luís Encarnação; vereação; presidente da Assembleia Municipal, Águas da Cruz e restantes elementos; representantes das juntas de freguesia do concelho e da Confraria Enófila e Gastronómica do Algarve.

A música, veículo privilegiado de emoções, trouxe, através do fado, excelentes momentos de partilha, em três palcos e algumas janelas. Que melhor companhia para um bom vinho ou um bom petisco? O chef Telmo Jacinto deixou no ar várias sugestões simples de concretizar através dos seus shows de cozinha ao vivo: Arroz de tomate e cavala com azeite de coentros; pataniscas de vegetais; caldo verde com pão com chouriço, alho e orégãos; caldo verde com pão com chouriço vegetariano; assadura de carne de porco sobre tiborna ou tofu grelhado em escabeche sobre tiborna, sempre harmonizado com vinhos do Algarve

A autarquia faz assim um balanço extremamente positivo do certame. Lagoa recria este evento reforçando a sua identidade na área do Vinho e da Vinha, dinamizando o centro da cidade e promovendo, a par, os vinhos do Algarve e o Enoturismo.

 

Por: CM Lagoa