Foi assinado esta quarta-feira o auto de consignação da empreitada de construção da segunda fase do Parque Municipal de Loulé, dando-se assim de imediato o arranque de uma obra que permitirá reforçar os espaços para o lazer e a prática de desporto informal na cidade.

Esta ampliação será realizada num terreno com cerca de 2 hectares, na zona Norte do Parque, junto ao Skate Parque, num local onde em tempos funcionou o “Bairro de Santa Luzia”. O projeto procura dar continuidade funcional e conceptual à primeira fase do Parque Municipal, nomeadamente ao nível da continuação dos percursos já existentes, os materiais utilizados, as redes de infraestruturas, mobiliário e ajardinamentos.

Com o objetivo de reforçar os espaços de lazer e atividade física informal aqui irão nascer um relvado sintético, sem balizas o que permitirá a realização de outras atividades informais, uma pista de 100m com um pavimento em borracha mais amortecedora para os praticantes de corrida de manutenção e que poderá estimular a prática do atletismo, uma zona de street workout, a criação de uma plataforma para a prática de petanca numa zona já arborizada e, nesse sentido, com sombra para proteger os praticantes, e ainda um campo de basquetebol com uma tabela (“Street Basket”).

Com este alargamento do Parque Municipal pretende-se reforçar a arborização com a plantação de mais espécies, aumentado a já considerada área verde do Parque.

Numa clara preocupação com as questões ambientais, em consonância com a própria filosofia desta intervenção, será introduzida iluminação com tecnologia LED que permitirá reforçar a segurança dos utilizadores. Com o intuito de potencializar a função social do Parque, está prevista a colocação de novo mobiliário urbano como bancos, mesas para merenda ou jogo.  

O projeto contempla ainda a criação de um parque estacionamento de apoio com cerca de 60 lugares.

O valor previsto nesta intervenção é de cerca de 1,2 milhões de euros e o prazo de execução de um ano e meio.

Para o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, o alargamento do Parque Municipal de Loulé enquadra-se “nas políticas municipais que promovem novos estilos de vida, mais conviviais e de fruição da natureza, assim como de estímulo à prática da atividade física informal na linha daquele que é o ‘compromisso’ da Autarquia com o Desporto”.

 

Por: CML/GAP /RP