Os concelhos de Castro Marim, Tavira e Alcoutim, no distrito de Faro, apresentam hoje um risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também em risco elevado de incêndio os concelhos de Loulé, São Brás de Alportel, Silves, Lagos, Aljezur e Portimão, no distrito de Faro, e Odemira, Almodôvar e Mértola, em Beja.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o reduzido e o máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral das regiões Norte e Centro até ao fim da manhã e tornando-se pouco nublado ou limpo na região Sul.

Está também prevista a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca no litoral das regiões Norte e Centro.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco predominando de noroeste, soprando moderado a partir da tarde no litoral e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura máxima, em especial no interior.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 10 graus Celsius (na Guarda) e os 17 (em Faro e Lisboa) e as máximas entre os 20 graus (em Viana do Castelo) e os 29 (em Faro, Évora, Beja e Castelo Branco).

 

Por: Lusa